ARETÉ

19.11.2022 -

espetáculo LABIRINTHOS

A Cia Teatral ENERGÓS, que compõe o Núcleo de Teatro da Areté, apresenta o espetáculo LABIRINTHOS, agora em temporada no TUSP – Teatro da USP, de 18 de novembro a 18 de dezembro.
LABIRINTHOS | 3ª  estação

Temporada no TUSP – TEATRO DA USP

R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo

19 de novembro a 18 de dezembro

Quintas, sextas e sábados, às 21h | Domingos, 19h

Gratuito às quintas-feiras (retirada de ingressos apenas na bilheteria, 1h antes do espetáculo).
Sextas, sábados e domingos a preço popular (R$10 inteira, R$5 meia entrada).

O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos.

MAIS INFORMAÇÕES e INGRESSOS: https://energos.page.link/LINKTREE

 

LABIRINTHOS, espetáculo da Cia Teatral ENERGÓS (@ciaenergos), aborda o mito do Minotauro e conta com texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. A dramaturgia é criada a partir dos fragmentos de duas obras perdidas do tragediógrafo grego Eurípedes (os textos Kretes e Theseus) e aborda temas presentes no mito relacionando-os com a contemporaneidade. Estes fragmentos trágicos foram traduzidos pela 1ª vez para o português pelo diretor da companhia Leonardo Antunes e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.

 

SINOPSE

Ao disputar o trono de Creta, Minos pede a Poseidon, deus dos mares, que envie um sinal de confirmação ao povo: um animal vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. O deus atende ao pedido e faz surgir um touro branco do oceano, diante do povo cretense. Minos assume o poder, mas não cumpre a promessa: não realiza o sacrifício necessário.

Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro – criatura com cabeça de touro e corpo de homem – que ao ser encarcerado em um labirinto, passa a ser usado como instrumento de terror pelo rei Minos.

É dentro da construção que a criatura trava seu derradeiro embate com Teseu, jovem ateniense que é ajudado por Ariadne, filha do rei cretense. Um mito em que as personagens são movidas por seus desejos e suas sombras. Uma narrativa sobre a passagem do poder – da Velha para Nova Ordem.

 

CORO 

Composto por uma série de quadros narrativos que contam a história do Minotauro, o espetáculo toma o papel do coro como protagonista da ação. Ora testemunha, ora atravessado pela tragédia, o coro guia o espetáculo e, a partir dele, os integrantes se destacam a fim de dar voz às várias personagens do mito.

 

MÚSICA 

A paisagem sonora atravessa toda a encenação e é criada por meio de texturas vocais múltiplas da fala e do canto, tanto pelo texto em português quanto pelas canções e versos em grego arcaico e moderno. Toda a música do espetáculo é realizada ao vivo pelos atores, que tocam instrumentos como adufes (instrumento de percussão ibérico), uma orquestra de aquários e violino.

 

PROGRAMAÇÃO

Paralelamente à temporada de LABIRINTHOS, a Cia Teatral ENERGÓS realizará, no TUSP, um ciclo de palestras gratuitas às quarta-feiras, sempre às 20h, para aproximar o público do universo mítico e trágico. Os temas deste ciclo são:

“A Sombra e o Mito”, com Malena Contrera (Instituto do Imaginário), dia 23/11;

“O Papel da Música na Tragédia”, com Marcus Motta (UnB), dia 30/11;

“Origens do Teatro Ateniense”, com Mary Lafer (FFLCH USP), dia 7/12.

 

PROJETO DESENOVELANDO O MITO POR SÃO PAULO

Em 2022, contemplada com o Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens, da SMCSP, a Cia Teatral ENERGÓS percorreu a cidade de São Paulo apresentando o espetáculo LABIRINTHOS em processo – que teve sua dramaturgia e encenação reformuladas a cada estação – e realizando oficinas gratuitas.

A Cia Teatral ENERGÓS percorreu:

  • região Sul – com apresentações no Teatro Paulo Eiró; e oficinas no Centro Cultural Santo Amaro
  • região Norte – com apresentações no Teatro Alfredo Mesquita; e oficinas na Biblioteca Álvares de Azevedo e na Biblioteca Nuto Sant’Anna

Após o processo itinerante, a Cia  junta-se ao TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo) para realizar a temporada da versão final do espetáculo  LABIRINTHOS de 18/nov a 18/dez.

 

Saiba mais sobre o projeto O MITO DO MINOTAURO POR SP:

https://bit.ly/MinotauroporSP

 

LINKS

Instagram: @ciaenergos

Facebook: /ciaenergos

Site: https://ciaenergos.com.br

 

Sobre a CIA TEATRAL ENERGÓS

ENERGÓS – do grego ενεργός (en, “em”) + έργον (érgon, “trabalho”) + ος (-os). Em trabalho. Aquele que está em trabalho. De onde vem a palavra Energia (ενέργεια)

 

Cia Teatral ENERGÓS é um coletivo de artistas interessados em aprofundar o trabalho do ator com o trágico e com o mítico por meio da investigação das potencialidades do corpo e da voz.

 

FICHA TÉCNICA

Direção e Iluminação: Leonardo Antunes

Dramaturgia: João Anzanello Carrascoza

Direção Musical: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes

Cenografia: Leonardo Antunes e Márcia Moon

Figurinos: Miko Hashimoto

Atores: Elaine Alves, Gustavo Andersen, Gustavo Xella, Heidi Monezzi, Isabela Bustamanti, Isabella Bottan, Jean Pierre Kaletrianos, João Muniz e Pedro Ferreira

Preparação Corporal: Leonardo Antunes

Preparação Vocal: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes

Treinamento Musical (aquários): Giovana Barros e Pax Bittar / Orquestra de Objetos Desinventados

Treinamento Musical (percussão – adufe): Valéria Zeidan

Treinamento Corporal (danças brasileiras): Vera Athayde

Treinamento Corporal (kempô e contato-improvisação): Ciro Godoy e Mavutsinim Santana

Cenotécnico: Lucas Barros

Adereços: Fernando Fedora

Maquiagem: Claudinei Hidalgo

Assistência de Iluminação: Guilherme Soares

Fotos: Júlia Gama, João Maria e Bruna Massarelli

Programação Visual: Cláudio Novaes

Design Gráfico: Elaine Alves

Aprendiz: Lucas Mezz

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br | whatsapp (11) 97113-0660

tel: (11) 3032-3939

(2ª a 6ª feira – 13h30 às 20h30; sábado – 09h às 14h)

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades