LOGIN
ASSOCIE-SE!
Apoie nossa missão e colabore para que possamos perseverar como instituição autossustentável.

PROGRAMAÇÃO

EVENTOS
LABIRINTHOS em processo
espetáculo da Cia Teatral ENERGÓS
Núcleo: Teatro
Dia 02/09/2022

A Cia Teatral ENERGÓS, que compõe o Núcleo de Teatro da Areté, estreia o espetáculo LABIRINTHOS em processo, percorrendo diferentes teatros de São Paulo e revelando seu processo de construção. A cada estação, o espetáculo assume um formato diferente e tem sua dramaturgia ampliada.

 

TEATRO PAULO EIRÓ

02, 03 e 04 de setembro de 2022

sexta e sábado, às 21h | domingo, 19h

Gratuito — Presencial

 

TEATRO ALFREDO MESQUITA

23, 24 e 25 de setembro de 2022

sexta e sábado, às 21h | domingo, 19h

Gratuito — Presencial

 

LABIRINTHOS em processo, espetáculo da Cia Teatral ENERGÓS (@ciaenergos), aborda o mito do Minotauro e conta com texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. A dramaturgia é criada a partir dos fragmentos de duas obras perdidas do tragediógrafo grego Eurípedes (os textos Kretes e Theseus) e aborda temas presentes no mito relacionando-os com a contemporaneidade. Estes fragmentos trágicos foram traduzidos pela 1ª vez para o português pelo diretor da companhia Leonardo Antunes e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.

 

CORO 

Composto por uma série de quadros narrativos que contam a história do Minotauro, o espetáculo toma o papel do coro como protagonista da ação. Ora testemunha, ora atravessado pela tragédia, o coro guia o espetáculo e, a partir dele, os integrantes se destacam a fim de dar voz às várias personagens do mito. 

 

MÚSICA 

A paisagem sonora atravessa toda a encenação e é criada por meio de texturas vocais múltiplas da fala e do canto, tanto pelo texto em português quanto pelas canções e versos em grego arcaico e moderno. Toda a música do espetáculo é realizada ao vivo pelos atores que tocam instrumentos como adufes (instrumento de percussão ibérico), uma orquestra de aquários e violino.

 

PROJETO ITINERANTE 

LABIRINTHOS em processo se desenvolverá processualmente ao percorrer três teatros distritais em diferentes regiões da cidade (teatro Paulo Eiró, na zona sul; teatro Alfredo Mesquita, na zona norte; e um terceiro espaço a ser definido), tendo sua dramaturgia e encenação reformuladas a cada apresentação.

Além das apresentações, o projeto levará atividades a outros espaços culturais da cidade, desenovelando o mito do Minotauro por meio de encontros com o público em geral e com os participantes do Programa Vocacional, da Prefeitura. Aos vocacionados, também serão oferecidas oficinas e abertas vagas de estágio para que acompanhem o processo de montagem, apresentação e desmontagem da Cia Teatral ENERGÓS. Serão três oficinas sobre o mito e a dramaturgia, realizadas em três Bibliotecas Municipais; e três oficinas de teatro com os aprendizes do Programa Teatro Vocacional. Estas ações integram o projeto “O Mito do Minotauro por São Paulo” contemplado com o edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais de Múltiplas Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 

 

Saiba mais sobre o projeto O MITO DO MINOTAURO POR SP:

https://bit.ly/MinotauroporSP

 
Duração: 80 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

 

SINOPSE

Quando o rei de Creta morre, Minos reivindica o trono, pedindo a Poseidon que lhe envie uma confirmação. O deus atende e Minos assume o poder. Mas o novo rei não cumpre a promessa. Furioso, Poseidon castiga o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro, criatura com cabeça de touro e corpo de homem, que é encarcerado em um labirinto.

 

LINKS

Instagram: @ciaenergos

Facebook: /ciaenergos

Site: https://ciaenergos.com.br

 

Sobre a CIA TEATRAL ENERGÓS

ENERGÓS - do grego ενεργός (en, “em”) + έργον (érgon, “trabalho”) + ος (-os). Em trabalho. Aquele que está em trabalho. De onde vem a palavra Energia (ενέργεια)

 

Cia Teatral ENERGÓS é um coletivo de artistas interessados em aprofundar o trabalho do ator com o trágico e com o mítico por meio da investigação das potencialidades do corpo e da voz. 

 

FICHA TÉCNICA: 

Direção e Iluminação: Leonardo Antunes

Dramaturgia: João Anzanello Carrascoza

Direção Musical: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes.

Cenografia: Leonardo Antunes e Márcia Moon

Figurinos: Miko Hashimoto

Atores: Elaine Alves, Gustavo Andersen, Gustavo Xella, Heidi Monezzi, Isabela Bustamanti, Isabella Bottan, Jean Pierre Kaletrianos, João Muniz e Pedro Ferreira.

Adereços: Fernando Fedora

Cenotécnico: Lucas Barros

Preparação Musical (aquários): Orquestra dos Objetos Desinventados

Preparação Musical (percussão - adufe): Valéria Zeidan

Treinamento Corporal (danças): Vera Athayde  

Treinamento Corporal (kempo): Ciro Godoy e Mavutsinim Santana     

Fotos: Júlia Gama

Identidade Visual: Cláudio Novaes

Design Gráfico: Elaine Alves


contato

Areté - Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br | whatsapp (11) 97113-0660

tel: (11) 3032-3939 

(2ª a 6ª feira – 13h30 às 20h30; sábado – 09h às 14h) 
 
 



Núcleo: Teatro
ENTRE EM CONTATO
O MITO DO MINOTAURO POR SP
projeto da Cia Teatral ENERGÓS
Núcleo: Teatro
De 27/08/2022 a 08/10/2022

No mês de setembro, a Cia Teatral ENERGÓS, que compõe o Núcleo de Teatro da Areté, começa seu projeto itinerante pela cidade: O Mito do Minotauro por SP.

 

Serão três estações visitadas, com apresentações do espetáculo inédito LABIRINTHOS em processo, e oficinas sobre o trágico e o mítico na cena.

 

1a ESTAÇÃO - REGIÃO SUL

Oficina MINOTAURO: DESENOVELANDO NARRATIVAS
Centro Cultural Santo Amaro

18 / agosto, qui, 18h - 21h 

 

Oficina MINOTAURO: O MITO NA CENA
Teatro Paulo Eiró

30 / agosto, ter, 18h30 - 21h30

 

Espetáculo LABIRINTHOS EM PROCESSO

Teatro Paulo Eiró

2 e 3 / setembro, sex e sáb, 21h

4 / setembro, dom, 19h

 

2a ESTAÇÃO - REGIÃO NORTE

Oficina MINOTAURO: DESENOVELANDO NARRATIVAS
Biblioteca Municipal Álvarez de Azevedo

17 / setembro, sáb, 13h - 15h 

 

Oficina MINOTAURO: O MITO NA CENA
Biblioteca Pública Nuto Sant'Anna

21/setembro, qua

 

Espetáculo LABIRINTHOS EM PROCESSO

Teatro Alfredo Mesquita

23 e 24 / setembro, sex e sáb, 21h

25 / setembro, dom, 19h

 

3a ESTAÇÃO - a definir (em outubro)

 

PROJETO ITINERANTE 

LABIRINTHOS em processo se desenvolverá processualmente ao percorrer três teatros em diferentes regiões da cidade (teatro Paulo Eiró, na zona sul; teatro Alfredo Mesquita, na zona norte; e um terceiro espaço a ser definido), tendo sua dramaturgia e encenação reformuladas a cada apresentação.

Além das apresentações, o projeto levará atividades a outros espaços culturais da cidade, desenovelando o mito do Minotauro por meio de encontros com o público em geral. Serão oferecidas oficinas sobre o trabalho com o mítico e o trágico que impulsiona a pesquisa da Cia Teatral ENERGÓS. Estas ações integram o projeto “O Mito do Minotauro por São Paulo” contemplado com o edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais de Múltiplas Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 

 

Todas as atividades são GRATUITAS

 

Saiba mais sobre o espetáculo LABIRINTHOS em processo:

https://bit.ly/LABIRINTHOSarete

 

Sobre a CIA TEATRAL ENERGÓS

ENERGÓS - do grego ενεργός (en, “em”) + έργον (érgon, “trabalho”) + ος (-os). Em trabalho. Aquele que está em trabalho. De onde vem a palavra Energia (ενέργεια)

 

Cia Teatral ENERGÓS é um coletivo de artistas interessados em aprofundar o trabalho do ator com o trágico e com o mítico por meio da investigação das potencialidades do corpo e da voz. 


contato

Areté - Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br | whatsapp (11) 97113-0660

tel: (11) 3032-3939 

(2ª a 6ª feira – 13h30 às 20h30; sábado – 09h às 14h) 
 



Núcleo: Teatro
ENTRE EM CONTATO
Lançamento da Revista Areté
Publicação Comemorativa
Dia 01/08/2022

Saiu nossa primeira publicação: “10 ANOS de ARETÉ”!

 

Em maio de 2021, a Areté, nossa querida entidade, completou 10 anos de vida. Por feliz coincidência, justamente no ano em que a Grécia completou seus 200 anos de independência. 

 

Organizamos então um Encontro Internúcleos especialmente dedicado à celebração da data. Numa grande reunião remota, em plena pandemia, as apresentações de todos os nossos núcleos de estudo versaram sobre o valor que nos inspira e dá nome à casa: a areté. 

 

Um ano depois, por ocasião de nosso aniversário de 11 anos, resolvemos então lançar uma publicação comemorativa contendo textos nascidos daquele evento e um painel fotográfico com cenas e personagens de nossa rica história. Por meio dessa realização, damos uma pequena contribuição ao cumprimento de nossa grande tarefa: semear a cultura helênica e seus desdobramentos em intercâmbio com as expressões culturais de São Paulo, do Brasil e do mundo.

 

Vida longa à ARETÉ!

 

Para acessar a revista, clique abaixo:

Publicação Areté 10 anos – online: https://bit.ly/RevistaArete2022online

Publicação Areté 10 anos – baixar: https://bit.ly/RevistaArete2022download

ENTRE EM CONTATO
Campanha Amigo da Areté
Dia 11/07/2022

A Areté é uma ONG dedicada ao fomento e à divulgação da cultura grega. Há mais de 10 anos, esforçamo-nos por difundir a mitologia, a música, a dança, a história, a arqueologia, a filosofia, as ciências, o teatro, o cinema, as letras, as artes e as tradições que têm inspiração na Grécia.

 

Nossa sustentabilidade provém de diversas fontes, entre as quais as doações, que são indispensáveis para a realização de nossas atividades (como as palestras, oficinas e cursos que são oferecidos gratuitamente a toda comunidade). Por isso, pedimos que você contribua com nossa missão e se torne um Amigo da Areté. Para tanto, você pode:

 

opção 1 – fazer uma doação de qualquer valor;

opção 2 – fazer um plano de contribuição mensal.

 

Quais as vantagens de ser um Amigo da Areté?

  • resgatar um bônus de até 20% da sua contribuição para usar em atividades pagas da Areté realizadas no mesmo ano*;
  • desconto de 20% em livros da editora Odysseus;
  • receber a Revista digital da Areté.

*o bônus poderá ser resgatado até o fim do ano vigente, não sendo acumulativo para o ano seguinte.

 

Para tornar-se um Amigo da Areté, basta clicar no link e preencher o formulário:

https://bit.ly/FormAmigodaArete2022

 

Por meio de nossos canais de comunicação (site, facebook, instagram, youtube), você pode ficar ao par de nossas realizações, das quais está desde sempre convidado a participar!

 

Esperamos que embarque conosco nesse navio da Areté – palavra grega que significa "excelência e virtude" e anima todas as nossas ações!

 

"Hei de entrar num navio cheio de flores, se cantar a Areté".

εὐανθέα δ᾽ ἀναβάσομαι στόλον ἀμφ᾽ ἀρετᾷ κελαδέων.

(Píndaro, Ode Pítica II)

ENTRE EM CONTATO
Uma observação sobre a arquitetura clássica em São Paulo
aula e estudo do meio com Gilberto da Silva Francisco
De 21/05/2022 a 29/05/2022

No mês de maio, a Areté oferece em parceria com o professor Gilberto da Silva Francisco o minicurso “Uma observação sobre a arquitetura clássica em São Paulo”, sobre a presença das formas clássicas na arquitetura paulistana.

 

O curso é dividido em dois encontros: uma aula online e uma aula-passeio pelo centro de São Paulo, e é voltado para interessados em geral.

 

A aula online apresenta histórica e teoricamente os elementos clássicos da arquitetura paulistana em três tópicos:

1. O conceito de arquitetura clássica

2. As formas de arquitetura clássica

3. A recepção da arquitetura clássica nas cidades modernas

 

A aula-passeio consiste num “estudo do meio”. Caminhando pelo centro de São Paulo, os alunos terão a oportunidade de observar in loco a presença do clássico na cidade.

 

Aula online: 21/maio (sábado) - 14h às 16h

Aula-passeio: 29/maio (domingo) - 10h às 12h

Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

Limite de vagas: 45

Investimento: R$ 48,00 inteira / R$ 24,00 meia

Meia-entrada para estudantes, professores e idosos.

_

Gilberto da Silva Francisco - Professor de História Antiga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Coordenador do curso de especialização "As Áfricas e suas diásporas" (Universidade Aberta do Brasil - UAB -; Unifesp); Membro estrangeiro sênior da École française d'Athènes, responsável pelo projeto "Arqueologia de um santuário - o Heraion de Delos, Grécia"; autor do livro "Breve introdução à arquitetura clássica em São Paulo".

_

contato

Areté - Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br

whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660 

ENTRE EM CONTATO
vídeo TRADIÇÕES NAS ILHAS GREGAS: Páscoa em Rhodes
Dia 22/04/2022

Já está disponível, no canal do YouTube da Areté, o vídeo “Tradições nas Ilhas Gregas”. Navegar pelo Egeu, visitar algumas ilhas e conhecer suas peculiaridades é a proposta do Núcleo de Tradições e Culinária, com apresentação da artista plástica e administradora, pesquisadora da culinária grega, Helena Ikoutas. Embarque imediato!

 

Primeira escala: Páscoa em Rhodes.

 

Assista em:
https://youtu.be/jxyjuq_qEC8



Núcleo: Tradições e Culinária
ENTRE EM CONTATO
série POETAS-PROFETAS DA MODERNIDADE
Núcleo: Literatura
Dia 31/03/2022

No mês de março, o Núcleo de Literatura começará a publicar a série de vídeos POETAS-PROFETAS DA MODERNIDADE. 

No Canal do Youtube da Areté.

 

Esta série trata de alguns poetas gregos nascidos na segunda metade do século XIX e com atuação crucial desde o início do século XX. 

Foram por nós denominados POETAS-PROFETAS DA MODERNIDADE visto que, cada qual à sua maneira, prenunciaram as grandes correntes do modernismo na literatura neogrega.

 

Vídeo I: KONSTANTINOS KAVÁFIS (1863/1933) - 27’52”

Pesquisa e apresentação: Aspásia Papazanákis 

https://youtu.be/1BtSEpht07Y

A série começa com um dos maiores e mais célebres poetas da Grécia moderna que, com sua riqueza temática inimaginável, deu ao mundo poemas históricos, filosóficos e eróticos de primeira grandeza, onde o mergulho no passado conduz ao futuro.

 

Vídeo II: ÂNGELOS SIKELIANÓS (1884/1951) – 29’19”

Pesquisa e apresentação: Maritza Bethánis

https://youtu.be/Ejf2vWinl9g 

Um ser singular, idealizador em 1927 dos Festivais Délficos, talvez o poeta mais representativo do encontro entre os cultos da Antiguidade e o espirito da tragédia antiga com o sonho de integração e busca da verdadeira essência humana.

 

Vídeo III: KOSTAS VÁRNALIS (1884/1974) – 16’22”

Pesquisa e apresentação: Vassiliki Constantinidou

https://youtu.be/jc25ZlGmz2w

Originalmente simbolista e essencialmente dionisíaco, Várnalis foi poeta de extrema vitalidade, escritor de versos satíricos e de denúncia que criaram imagens poéticas líricas e, ao mesmo tempo, não convencionais, proclamadoras de uma revolução social.

 

Vídeo IV: KOSTAS KARIOTÁKIS (1896/1928) 

Pesquisa e apresentação: Silvia Ricardino 

https://youtu.be/an2lJAkkSpM

Elo entre Kaváfis, Sikelianós e Várnalis e os poetas das gerações seguintes, o controvertido Kariotákis foi um solitário inadaptado, que se suicidou aos 32 anos, legando uma obra revestida de pessimismo e ironia, mas audaciosa e inovadora em sua exaltação do não heroísmo e das insignificâncias do cotidiano.



Núcleo: Literatura
ENTRE EM CONTATO
VI Encontro Internúcleos
Dias 20 e 27 de Novembro
De 27/11/2021 a 27/11/2021 - das 10h às 17h.

 

Link do dia 20/11 no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=LT2c33F4cR0

 

Link do dia 27/11 no Youtube https://youtu.be/SG1Q_leUYr0

 

Temas e Resumos

 

 

Núcleo de Arqueologia

Tema: Poseidon é apenas o deus do mar? Religião e política nas representações do deus do tridente em moedas gregas de época arcaica e clássica

Palestrante: Vinícius Bonifácio Guimarães

Nesta apresentação iremos falar sobre o deus Poseidon, de seu atributo, o tridente, e de suas representações nas moedas das cidades gregas das épocas arcaica e clássica. Quem foi Poseidon no panteão grego? Em que regiões do mundo grego predominou o uso de sua imagem como emblema em moedas? Quais razões políticas e sociais devem ter levado as cidades gregas a usar a imagem desse deus e do seu atributo em moedas gregas? Essas são algumas das questões de que iremos tratar.

 

 

Núcleo de Dança

Tema: A dança tradicional Pendozáli e a Piríhios

Palestrante: Paulo Sertek

O Piríhios, ou a Pírrica, é considerada tradicionalmente a primeira dança grega. Surgida em Creta, depois ela teria se espalhado pelo resto da Hélade e inspirado a criação de outras danças. De acordo com uma das versões do mito, teria sido ensinada aos Curetes por Rea, mãe de Zeus, no episódio de seu nascimento. Também se diz que o tradicional Pendozáli, dança praticada ainda hoje na ilha de Creta, teria surgido dessa proto-dança. O Núcleo de Dança pretende tratar do Pendozáli e do que diziam os antigos sobre a Piríhios.

 

 

Núcleo de Filosofia

Tema: Xenófanes - uma testemunha do nascimento da filosofia

Palestrante: Nicola S. Galgano

Na aurora da filosofia, um complexo conjunto de eventos permitiu a emergência de um novo tipo de pensamento, muito diferente daquele religioso tradicional. Desde o X século a.C. um grande desenvolvimento da navegação ao longo do Mar Mediterrâneo fez com que as populações de navegantes tecessem uma densa rede comercial e cultural, que fez crescer exponencialmente o conhecimento humano como um todo. O protagonista desses eventos foi o povo grego, que acabou dominando a navegação desde Portugal até o Mar Negro. Informações marítimas confiáveis tomaram o lugar da antiga cultura mitológica homérica. Com essas informações, Anaximandro pôde confeccionar seu “mapa do mundo”. Quase contemporaneamente, outro jônio, Xenófanes, reporta e dá testemunho da mudança da velha religião para o novo pensamento, mostrando um método para o conhecimento: a pesquisa.

 

 

Núcleo de História

Tema: A Dolorosa Trajetória Grega do Pós-Guerra à Segunda República (1920 a 1926)

Palestrante: Domingos K. Stavridis

Entre 1920 e 1926, a mais extraordinária série de mudanças caleidoscópicas ocorreu na Grécia.

Em proporção ao tamanho e importância do país, a Grécia foi um dos mais beneficiados pela Liga das Nações no período pós 1ª Guerra, o que reservou à população grega um grande destino à época. Ao longo de 2021, o Grupo de Estudos de História da Areté estudou o risco da empreitada na Anatólia e suas consequências, as quais mudaram definitivamente a nação, culminando num grande marco migratório e em profundas mudanças no Estado Grego, fatos decisivos na conformação da atual cultura grega.

 

 

Núcleo de Língua e Cultura

Tema: Continuidades históricas entre as línguas grega e portuguesa

Palestrante: Thiago Zilio

As relações existentes entre as línguas têm sido historicamente foco de inúmeras pesquisas, as quais se solidificaram no século XIX com os estudos da Gramática Histórica. Desde então, inúmeros estudiosos têm-se debruçado sobre o tema, com vistas a explicitar os contatos linguísticos entre diferentes povos. Esta apresentação é uma mostra da pesquisa a ser desenvolvida pelo Núcleo de Língua e Cultura com o fim de verificar as continuidades históricas existentes entre a língua grega e a língua portuguesa, do ponto de vista fonológico e morfológico.

 

 

Núcleo de Literatura e Siank

Abertura: Silvia Ricardino

Tema 1: Pra não dizer que não falamos de poesia (Núcleo de Literatura)

Visto que, segundo o poeta Manoel de Barros, "Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira"... faremos um rápido passeio por alguns dos poetas-chave da literatura grega moderna - todos os autores foram objeto de estudos do Núcleo de Literatura no ano de 2021 -, com situação no tempo e leitura de alguns versos. Primeiro serão apontados Solomós, Valaorítis, Suris e Palamás que, por sua preferência por temas contrários a qualquer tipo de sujeição (inclusive linguística), foram qualificados de POETAS-PROFETAS DA LIBERDADE. Em seguida, uma menção aos POETAS-PROFETAS DA MODERNIDADE: Kaváfis, Sikelianós, Várnalis e Kariotákis - cada qual, à sua maneira, um pródromo do Modernismo literário.

 

 

Tema 2: Um herói sem medida (SIANK)

Apreciações e leitura de trechos de “O Capitão Mihális”. Esse romance foi escrito por Nikos Kazantzákis em meados do século XX e trata da malograda revolução cretense de 1889, uma dentre as inúmeras rebeliões de Creta contra o domínio otomano. A saborosa descrição do cotidiano dos personagens é mesclada a sangrentos acontecimentos históricos, tendo como pano de fundo um perfil apurado do protagonista, inspirado no pai do autor. Em suas palavras: “Ele era assim e assim combateu os turcos.... Eu quis mostrar a fúria santa que se apossou de um povo inteiro que lutava por liberdade, eu quis mostrar como os homens mais insignificantes tornam-se heróis.”

 

 

Núcleo de Matemáticas e Ciências - Grupo Gnómon

Tema: Alguns pesos e algumas medidas na geometria grega

Na obra que ficou conhecida como “Método”, Arquimedes relata suas estratégias de argumentação sobre várias proposições a respeito de áreas de figuras planas, volumes de sólidos geométricos e a determinação de seus centros de gravidade.

O matemático de Siracusa faz uso da Lei das Alavancas que afirma que dois corpos se equilibram, em uma balança, a distâncias - medidas a partir do ponto de apoio - proporcionais a seus pesos.

Como utilizar esse conhecimento no processo de obtenção da medida da área de uma figura plana ou mesmo do volume de um sólido (uma esfera, um cone etc.) é uma inovação que exige transitar entre os vocabulários da física e da matemática.

 

 

Núcleo de Mitologia

Tema: Teofanias na Ilíada

Palestrante: Stelios Tsirakis

Um traço notável da Ilíada é que a narrativa se desenvolve entrelaçando dois planos: o humano e o divino. Entre os homens, ambos os exércitos sofrem inúmeras baixas e os terrores da guerra - que entrou em seu décimo ano e parece não ter fim próximo. Entre os deuses, há uma disputa sem consenso sobre os rumos e o desfecho da guerra. Durante os cinquenta e poucos dias narrados pela Ilíada em seus vinte e quatro cantos, os deuses intervêm em inúmeros episódios. Em alguns, prestam auxílio, dão conselhos e insuflam a bravura dos heróis. Em outros, turvam o discernimento de certos combatentes, criando desfechos que favorecem seus guerreiros prediletos. Vamos analisar alguns dos episódios de encontro entre o humano e o divino, que tanto encantam o leitor por revelarem o caráter dos homens e as formas pelas quais as divindades intervêm em seus destinos.

 

 

Núcleo de Música Antiga

Tema: Ver, ouvir e pensar - A Harmonia de Cláudio Ptolomeu

Palestrante: Luís Firmino

Cláudio Ptolomeu, pensador alexandrino do séc. II d.C., escreveu um tratado sobre música com aspectos teóricos e práticos. Seu método envolvia a explicação matemática da música e a demonstração dos sons por meio de instrumentos em que suas causas fossem visualizáveis, por exemplo, por meio do comprimento de uma corda. O objetivo dessa palestra é dar um panorama da obra musical desse autor e observar como ele aborda o uso da visão e da audição em conjunto, a fim de compreender não apenas a harmonia musical, mas também a alma humana e os corpos celestes no universo.

 

 

Núcleo de Teatro

Tema: O teatro ateniense, o teatro hoje e a Cia Energós

Mousikoí são os transmissores da obra das Musas. Estes poietés (como Ésquilo, Sófocles, Eurípides) eram dramaturgos, encenadores, músicos, coreógrafos e às vezes até atores.  A matéria prima: o verbo, o corpo, a voz, os instrumentos musicais. Claro, também o cenário, os objetos cênicos e o figurino. Hélios se encarregava da iluminação. Como este fenômeno teatral de 2500 anos atrás dialoga com o teatro ocidental através dos tempos e nos dias de hoje? Como a Cia Energós se apropria destes conceitos e trabalha com eles? Nós, do Núcleo de Teatro do Areté, falaremos um pouco a respeito disso.

 

 

Núcleo de Tradições e Culinária

Tema - Mezê: Comes e bebes entre amigos

Palestrante: Fotini Drossinis

“Partindo dos sentimentos de philía, pertencimento, comunhão, compartilha-se o alimento com o(s) “companheiro”(s), termo derivado do latim com panis: aquele(s) com quem dividimos o pão”. (Isabella Calia)

O mezê, que aqui no Brasil conhecemos como "petisco", é uma desculpa para reunir amigos. É em torno de uma mesa no “cafeneío”, na taverna, nos terraços ou quintais das casas, que o hábito do mezê promove encontros pelo prazer da companhia e da troca de ideias, acompanhados sempre de bebidas como tsípuro, ouzo ou vinho. Nestes tempos de pandemia, quando o que mais nos falta é a convivência humana, estamos traduzindo através de três receitas fáceis, nossa esperança de que, em breve, estejamos reunidos em torno de uma mesa saboreando um mezê e compartilhando a alegria do reencontro. Στήν υγειά μας!

ENTRE EM CONTATO
AULA DE DANÇA
com Paulo Sertek e Caio Mancini
R$ 30,00
Núcleo: Dança e Música
Dia 21/09/2021 - 19:30 às 21:00.
R$ 30,00

Venha fazer uma aula com a gente, uma grande volta pelas diversas tradições coreográficas do continente e das ilhas gregas.  

Vagas limitadas.

Para Ficha de Inscrição CLIQUE AQUI

Valor R$ 30,00

PIX: 11974540369

Para confirmar inscrição. enviar o comprovante para e-mail   secretaria@arete.org.br 

 

Paulo Sertek é professor e pesquisador de dança grega e há 17 anos,coordenador do grupo Zorbás. Foi coordenador do grupo Neolea/SP e integrou-se ao Núcleo de Dança da Areté quando este ainda era o Centro Kaváfis, em 2008.

Caio Mancini é dançarino do grupo Zorbás e professor de grego moderno e de dança grega para iniciantes da Areté.

 

ON LINE    ZOOM



Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
CRETENSES
ESPETÁCULO EM PROCESSO DA CIA TEATRAL ENERGÓS, ABORDA O MITO DO MINOTAURO
Núcleo: Teatro
De 17/09/2021 a 10/10/2021 - sextas e sábados (21h); Domingos (18h).

 

Sinopse:

Quando o rei de Creta morre sem herdeiros, Minos reivindica o trono, que lhe é negado por seus irmãos. Ele, então, pede a Poseidon que envie um sinal de confirmação: um animal vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. Poseidon atende o pedido: faz surgir um touro branco do oceano e Minos assume o poder. Mas o novo rei não cumpre a promessa. Ele se apossa do touro de Poseidon e sacrifica outro animal em seu lugar. Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o rei e faz com que sua esposa, Pasífae, dê à luz um monstro: o Minotauro, criatura com cabeça de touro num corpo humano. O rei, tomado pela vergonha, esconde a criatura em um labirinto.

 

SERVIÇO:

CRETENSES - espetáculo em processo da Cia Teatral ENERGÓS.

Quando: De 17/09 a 10/10 | sextas e sábados, 21h. Domingo, 18h

Não recomendado para menores de 14 anos.

Duração: 1 hora

Onde: https://sympla.com.br/ciaenergos

 

CONTATO: Leonardo Antunes: 11 98537-3899 | fragmentostragicos@gmail.com

 

Teaser

 



Núcleo: Teatro
ENTRE EM CONTATO
AULA ABERTA ESPECIAL Apresentação de danças, passos e cultura das Ilhas Gregas
com Paulo Sertek e Selma Sertek
Dia 28/08/2021 - 18:00 às 19:00.

 ON LINE  Link

 

YouTube Arete  https://youtu.be/8t3tZnAxLjI

 

Toda ilha do Egeu tem suas danças e músicas próprias. A maioria das danças são em grupo e o semicírculo é a formação que prevalece, destas, as modalidades de Sirtós prevalecem.  

Há danças de face a face, parecidas com o Karsilamás e de par, que é o caso do Bállos, a mais famosa.

Nas ilhas do Mar Jônico, a influência italiana e o contato com o resto da Grécia promoveu a formação da diversidade cultural.

Vamos explorar algumas danças do Egeu e do Mar Jônico e falar um pouco da cultura tão peculiar das ilhas gregas.

 

Paulo e Selma Sertek são professores e pesquisadores de dança grega e há 17 anos coordenam o grupo Zorbás. Foram coordenadores do grupo Neolea/SP e integram o Núcleo de Dança da Areté quando este ainda era o Centro Kaváfis, em 2008.

 



Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
GRÉCIA DO PRESENTE E DO FUTURO Desafios, transformação e inovação
CONVIDADOS: Francisco Petros, Nicola Tingas, Jorge Kapotas MEDIADOR: Domingos Stavridis
Núcleo: História
Dia 30/06/2021 - 19:30 às 21:00.

Dando continuidade ao programa de comemorações do Bicentenário da Independência da Grécia, apresentamos:

 

Nesta conversa nossos convidados procuram situar a Grécia no momento atual analisando as perspectivas de investimento, inovação e desenvolvimento.

 

CONVIDADOS:

Francisco Petros - Economista e advogado.

 

Jorge Kapotás - Historiador e administrador (FEA-USP e mestrado UCLA) e matemático (mestrado e doutorado IME-USP).

 

 

Nicola Tingas - Economista de mercado financeiro nacional e internacional. Professor MBA FIPE (USP).

 

 

MEDIADOR:  

Domingos Stavridis - Presidente do Conselho Deliberativo do Areté

 

PARA RECEBER O LINK PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2sDebSsr_jzNK87Rg2awVHg0mdB-6ygm2O38SPGkP4vg96Q/viewform?usp=sf_link



Núcleo: História
ENTRE EM CONTATO
Semana Internacional do Museu
Guia de Celebrações Virtuais
De 17/05/2021 a 23/05/2021
ENTRE EM CONTATO
As Mulheres da Revolução Grega de 1821
Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Núcleo: História
Dia 08/03/2021

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 2021 ano do Bicentenário da independência da Grécia

 

Neste ano, a Grécia comemora o bicentenário de independência do Império Otomano. Durante o mês de março, o Areté resgata um pouco da história sobre a participação das mulheres nesse processo revolucionário. Muitas dessas combatentes ficaram famosas, por sua liderança e doação de fortunas à causa, enquanto outras permaneceram anônimas, dando suas vidas pelo movimento libertário.  Aqui, nossa homenagem a essas guerreiras.

 

Laskarina "Bouboulina" Pinotsi

(Λασκαρίνα “Μπουμπουλίνα” Πινότση)

Manto Mavrogenous
(Μαντώ Μαυρογένους)

 



Baixar Arquivo.


Núcleo: História
ENTRE EM CONTATO
Jardins do Éden e das Espérides
com Aurea Roitman e Stelianos Tsirakis
Núcleo: Mitologia
De 05/10/2020 a 05/10/2020 - 20:00.

05 OUTUBROS  SEGUNDA   20:00H   ON LINE

 

Aurea Roitman e Stylianos Tsirakis fazem uma reflexão sobre o Jardim do Éden no mito de criação da tradição judaico cristã e o Jardim das Espérides no décimo segundo trabalho de Hércules na mitologia grega



Baixar Arquivo.


Núcleo: Mitologia
ENTRE EM CONTATO
As Tradições da Páscoa na Grécia, com Ana Papadimitropoulos e Fotini Drossinis
Dia 28/03/2020 - 11h às 15h.
AS TRADIÇÕES DA PÁSCOA NA GRÉCIA
com Ana Papadimitropoulos e Fotini Drossini

28 MARÇO      SÁBADO        11 às 15h         entrada R$ 30,00

Convidamos vocês a um passeio por algumas das tradições de Páscoa da Grécia, ilustrada com uma oficina de ovos vermelhos e ´tsureki´ , o  típico pão de Páscoa.

Núcleo: Tradições e Culinária
ENTRE EM CONTATO
COMUNICADO: ESTÃO SUSPENSAS TODAS AS ATIVIDADES PRESENCIAIS EM RAZÃO DA PANDEMIA
De 17/03/2020 a 30/04/2020
A Arete´- Centro de Estudos Helênicos decidiu suspender todas as suas atividades presenciais por um tempo indeterminado em razão da pandemia do CoViD-19 (coronavírus).

Voltaremos às nossas atividades normais assim que as autoridades competentes declararem que a epidemia está sob controle na cidade de São Paulo .

Os cursos de grego moderno e de grego antigo passarão a ser dados por meios virtuais. 
ENTRE EM CONTATO
A SUSPENSÃO É POR TEMPO INDETERMINADO.
De 17/03/2020 a 30/04/2020
A Arete´- Centro de Estudos Helênicos decidiu suspender todas as suas atividades presenciais por um tempo indeterminado em razão da pandemia do CoViD-19 (coronavírus).

Voltaremos às nossas atividades normais assim que as autoridades competentes declararem que a epidemia está sob controle na cidade de São Paulo .

Os cursos de grego moderno e de grego antigo passarão a ser dados por meios virtuais. 
ENTRE EM CONTATO
OS CURSOS DE IDIOMA GREGO (MODERNO E ANTIGO) SERÃO DADOS POR MEIOS VIRTUAIS
De 17/03/2020 a 30/04/2020
A Arete´- Centro de Estudos Helênicos decidiu suspender todas as suas atividades presenciais por um tempo indeterminado em razão da pandemia do CoViD-19 (coronavírus).

Voltaremos às nossas atividades normais assim que as autoridades competentes declararem que a epidemia está sob controle na cidade de São Paulo .

Os cursos de grego moderno e de grego antigo passarão a ser dados por meios virtuais. 
ENTRE EM CONTATO
Os rituais funerários na Grécia Antiga, com Camila Diego de Souza
De 22/11/2019 a 29/11/2019 - 19h30 às 21h30.
OS RITUAIS FUNERÁRIOS NA GRÉCIA ANTIGA
 
De 01/11/2019 a 29/11/2019 - 19h30 às 21h30.
O Curso ministrado pela professora Camila Diego de Souza, começa no dia 1 de novembro. No total são 4 encontros, às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30, promovidos pelo Núcleo de Arqueologia.


Dias: 01, 08, 22 e 29 de Novembro
Horário 19h30 às 21h30
Estudante paga meia.
Mais informações: Whatsapp (11) 97113-0660
ENTRE EM CONTATO
Areté Dança com Zorbás
Dia 09/11/2019 - 18h às 22h.
O tradicional bailão - 4 horas de oficina de danças - acontece no dia 9 de novembro, das 18h às 22h.

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Guirlandas - Celebração especial de chegada da Primavera
Dia 28/09/2019 - 11h às 14h .
Na Grécia, a tradição de  ir ao campo colher flores e fazer guirlandas, para enfeitar as portas e janelas de suas casas acontece no dia 1º de maio -  período primaveril no hemisfério norte. Essa manifestação vem desde os tempos antigos e simboliza a alegria humana frente ao florescer e o brotar das plantas e a renovação constante da natureza.

Venha participar dessa oficina de guirlandas, com degustação de pratos típicos gregos e dar as boas-vindas à Primavera no hemisfério sul.

Entrada R$ 20,00
28/09/2019 das 11h às 14h.




Núcleo: Tradições e Culinária
ENTRE EM CONTATO
Grupo Amazonon
Participação especial Grupo Zorbás
Dia 25/08/2019
Apresentação realizada em agosto de 2019

O nome Amazonon evoca a mitologia grega, com a tribo das Amazonas, ao mesmo tempo em que remete à nossa brasileira selva amazônica.
Este projeto nasce do encontro entre tradições musicais distantes; a música do leste do Mediterrâneo (Grécia, Turquia e Oriente médio) em toda sua complexidade melódica com a riqueza da música brasileira.
Nos últimos dois anos, Juliano Abramovay (Grand Bazaar, Luiza Lian, Orkestra Bandida) esteve na Europa pesquisando e participando de projetos ligados à música modal de diferentes tradições.
Agora, o músico retorna ao Brasil ao lado de Ricardo Zoyo (contrabaixo) e João Fideles (bateria).

Juliano se apresenta no violão e alaúde, instrumento tradicional presente no Leste do Mediterrâneo e Oriente Médio. Esta região é marcada por tradições musicais milenares com sistemas modais (Makam, Maqam, Mugam, Dashtag) onde melodia e percussão são os elementos de destaque.
Chrysanthi Gkika (Grécia) é um expoente da Lyra, instrumento de corda tradicional da região da Grécia e Turquia. Aluna de Sokratis Sinopoulos, ela participou de importantes orquestra como a "Mitos" Orquestra, dirigida por Ross Daly, além de se apresentar e promover workshops na Espanha, China e Turquia.
O repertório conta com composições de artistas contemporâneos como Rabih-Abou Kalil (Líbano), Anouar Brahem (Tunísia), Efren Lopez (Catalunha), John Zorn (EUA) e Egberto Gismonti (Brasil), além de composições próprias e peças tradicionais da Turquia e Grécia. Participação especial do Grupo Zorbás de danças gregas
.

https://youtu.be/enX6_zpgof4


Núcleo: Dança e Música
GALERIA
Grupo Amazonon Platéia
ENTRE EM CONTATO
Faces do Amor
R$ 20,00
Núcleo: Mitologia
Dia 10/08/2019 - 16h às 18h.
R$ 20,00
Venha participar do "Conversas Helênicas" que abre o segundo semestre com uma conversa sobre o Amor, com participação especial de Táki Cordás (psiquiatra e estudioso da cultura grega), Juliana Ragusa (professora da USP) e Rodrigo Lopez (ator e estudioso da Grécia Antiga.

Núcleo: Mitologia
GALERIA
Taki Cordas, Giuliana Ragusa e Rodrigo Lopes Taki Cordas, Giuliana Ragusa e Rodrigo Lopes
ENTRE EM CONTATO
Sabores e Memórias, com dona Meri Sazalis
Dia 18/05/2019 - 14h às 18h.
Oficina de Doces Gregos - Kurabiê e Galaktoboureko, com dona Meri Sazalis.

Núcleo: Tradições e Culinária
ENTRE EM CONTATO
O Tradicional Bailão
Dia 11/05/2019 - 18h às 22h.
Areté dança com Zorbas, evento conhecido como bailão, é uma oportunidade de se divertir dançando. A proposta é dançar muito, com pista incentivada pelos dançarinos do grupo o tempo todo. O convite dá direito a aula, aos mezédes (patês e antepastos) feitos pelos integrantes do grupo e ao show folclórico e das danças populares gregas.

Sábado 9/11
Horário 18h às 22h
Valor R$ 40,00 (antecipado)  R$ 55,00 (na porta)
Mais informações (11) 97389-1773 e (11) 97454-0369

Vagas limitadas

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Curso
Dia 05/04/2019 - 14h às 16h.
O Curso Dabores e Saberes do Mediterrâneo começa no dia 5  de abril, com Isabella Callia. 

Núcleo: Tradições e Culinária
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Teatro
Núcleo: Mitologia
Dia 09/03/2019 - 14h às 18h.
 
 
Dia 9 de março de 2019 (sábado)
Horário 14h às 18h
Valor -  R$ 100,00
Público Alvo - interessados em ter uma experiência teatral, atores, estudantes.
Idade – Acima de 16 anos
Oferecemos bolsa de estudos parcial ou integral para estudantes (número limitado)
Inscrições até 8 de março

 
Mais informações, Inscrições e reservas– através de: whatsapp (11) 971130660 ou e-mail secretaria@arete.org.br
 
 


Núcleo: Mitologia
ENTRE EM CONTATO
Café Literário - Celebração do Dia Internacional da Língua Grega
Núcleo: Literatura
Dia 09/02/2019 - 16h às 18h.

Convidamos para Café Literário, no próximo dia 9 de fevereiro, para celebrar o Dia Internacional da Língua Grega. O Consul Geral da Grécia em São Paulo, Stélios Hourmouziadis e o Diretor de Núcleos da Arete, Vicente Sampaio falarão sobre a riqueza milenar do Idioma Grego.
 
CAFÉ LITERÁRIO
CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA GREGA
DIA 9 DE FEVEREIRO DE 2019
HORÁRIO 16H ÀS 18H
PALESTRANTES STELIO HOURMOUZIADIS E VICENTE SAMPAIO

Núcleo: Literatura
ENTRE EM CONTATO
Oficina “Dançando com a Grécia: Ritmos e Cultura”
Dia 19/01/2019 - 14:00 às 17:00.
A Oficina DANÇANDO COM A GRÉCIA: RITMOS E CULTURA tem como objetivo focalizar os diversos ritmos das danças gregas passando pelas suas regiões de norte a sul com ênfase na cultura, tradição e o significado no cotidiano dos gregos na atualidade. 

19/01 (sábado)
Oficina “Dançando com a Grécia: Ritmos e Cultura”
Professora Jovana Constantinidou.
Horário 14h às 17h 


Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Partes e Essência na Antiguidade
Núcleo: Filosofia
Dia 20/10/2018 - 10h às 14h.
O Núcleo de Estudos Clássicos da UNIFESP e a Areté convidam para o seminário spbre Partes e Essência na Antiguidade. Os interessados poderão realizar suas inscrições para emissão de certificado (a partir de 9/10)através do seguinte endereço eletrônico:

http://www.unifesp.br/reitoria/proex/acoes/cursos-de-extensão-e-eventos/cursos-e-eventos  

Confira a programação

10h às 10h30 - Apresentação
10h30 às 12h00 - O problema de Heráclito, com Pedro Santos (UNIFESP)
12h às 12h30 - Intervalo
12h30 às 14h - Partes da Essência na Metafísica de Aristóteles, com Simone Seminara (USP)
 


Núcleo: Filosofia
ENTRE EM CONTATO
Festa Kazantzákis
Núcleo: Literatura
Dia 17/10/2018 - 19h às 21h30.
A  SIANK - Sociedade Internacional Amigos de Nikos Kanzantzákis promove uma grande festa para comemorar os 30 anos de dedicação e ação voltada para o grande escritor cretense, na Areté - Centro de Estudos Helenicos. Veja a programação e participe!
 
PROGRAMAÇÃO
- Show do Grupo vocal ComoCanto: Desde que o Samba é Samba
- Palestra de Georges Stassinakis, presidente da SIANK Mundial
- Leitura de textos do autor e músicas associadas
- Danças gregas - Show do Grupo Zorbás
- Brinde Final


DIA 17/10/2018 
HORÁRIO 19h ÀS 21h30
Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena
Gratuito

Núcleo: Literatura
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças Gregas dos Balcãs
R$ 50,00
Núcleo: Dança e Música
Dia 15/09/2018 - 15h às 17h.
R$ 50,00
Com participação especialdos professores Paulo Sertek (Grécia) e Mario Gavranich Junior (Croácia). Inscrições abertas. Valor R$ 45,00 antecipados e R$ 55,00 na porta.
Na primeira edição da oficina dos Balcãs, realizada em 25/11/17, apresentamos ao público danças das duas regiões gregas que mais têm influência da cultura de outros países ou regiões balcãnicas: as danças da Macedônia e da Trácia.
Dessa vez apresentaremos um encontro balcânico da Grécia com a Croácia. Nosso convidado especial é Mario Gavranich Junior, ensaiador, pesquisador e dançarino do grupo Jadran de danças folclóricas da Croácia.
Sejam todos bem vindos em mais uma edição das oficinas de dança do Núcleo de Dança e Música do Centro de Estudos Helênicos Areté.
Inscrevam-se, pois as vagas são limitadas.
 
Oficina de danças gregas dos Balcãs
Professores: Paulo Sertek (Grécia) e Mario Gavranich Junior (Croácia)
Sábado (15/09)
Horário: 15h às 17h
Valor R$ 40,00 antecipados e R$ 50,00 na porta
Inscrições abertas – Vagas limitadas
Areté - Centro De Estudos Helênicos
Rua dos Macunis, 495
(11) 3032-3939 ou (11) 97454-0369/secretaria@arete.org.br
whatsapp 97113-0660 

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Pão e Histórias
R$ 50,00
Núcleo: Tradições e Culinária
Dia 01/09/2018 - 11h às 14h .
R$ 50,00
Receitas da Memória
Oficina de pão e histórias, com Fotini Drossinis
01.09, sábado às 11h
 
 
Todo sabor abriga um saber!
É em busca desse conhecimento que iniciamos o projeto “Receitas da Memória”.  Nesse sentido, iremos em busca dos ensinamentos das guardiãs dos segredos da cozinha grega, aliando o fazer de uma das mais famosas culinárias do mundo com a sua memória, misturando lembranças e sabores.
 
Nos dias atuais, o pão permanece um importante símbolo da culinária e festividades gregas! Por isso a primeira oficina do projeto Receitas da Memória será uma oficina de pão, consagrada a Demeter. Venha aprender a fazer pão, ouvir histórias e degustar sabores e saberes, com Fotini Drossinis. Imigrante grega, nascida em Atenas e de família originária da Ásia Menor.
 
Oficina de Pão e histórias
Inscrição até o dia 01/09 – Vagas limitadas
Das 11h às 14h, aprendendo a fazer dois tipos de pães: de semolina e de azeitonas, com degustação de “mezedes” (petiscos gregos).
Valor R$ 50,00
 
Mais informações  www.arete.org.br/  whatsapp  (11) 97113-0660

Núcleo: Tradições e Culinária
ENTRE EM CONTATO
Samba e Rebétiko - Unindo dois Mundos
Show com o Grupo Vocal ComoCanto e Grupo Zorbás de Danças gregas, palestrante Tákis Cordás.
R$ 70,00
Núcleo: Dança e Música
Dia 23/06/2018 - 18h30.
R$ 70,00
Venha mergulhar em dois mundos, através da música, dança e sabores desses dois importantes movimentos musicais, e descobrir o que eles têm em comum.

O psiquiatra e estudioso da cultura grega, Taki Cordás, fará uma palestra unindo Samba e Rebétiko, com apresentação do Grupo Vocal ComoCanto e do Grupo de Danças Zorbás.

Será também uma oportunidade de degustar  tradicionais petiscos de boteco e mezedes gregos e colaborar para que continuemos como uma instituição autossustentável. A verba arrecada com a venda de convites será revertida integralmente para a Arete, como doação. Vagas limitadas. Venda antecipada de convites. Não haverá venda na porta. Os convites podem ser adquiridos através do telefone 9738-1773.  

DIA 23 DE JUNHO 
HORÁRIO 18H30
CONVITE R$70,00

PROGRAMAÇÃO:
18h30 Recepção
19h - Apresentação do Espetáculo " Desde que o Samba é Samba"
20h - Apresentação da Palestra Samba e Rebétiko, unindo dois mundos".
20h30 - Apresentação do show de |Rebétiko, com o Grupo Zorbás de Danças Gregas
21h30 - encerramento



Núcleo: Dança e Música
GALERIA
Grupo de Coral, cantando samba Taki Cordas, falando sobre os dois mundos Grupo Zorbás, dançando rebético
ENTRE EM CONTATO
Bailão
Areté dança com Zorbás
Dia 26/05/2018 - 18h às 22h.


O tradicional Bailão acontece no próximo dia 26 de maio, das 18h às 22h.
Convites: R$ 40,00 antecipados e R$ 55,00 na porta. Vagas limitadas
Local: Rua dos Macunis, 495 Pinheiros
Informações: 11 97454-0396 ou 97389-1773. E-mail secretaria@arete.org.br  
 
Você gosta de dançar ou quer aprender as danças gregas? Essa típica festa grega é a oportunidade de se divertir dançando, além de petiscar  “mezedes” gregos.  São 4 horas de danças gregas, incentivadas pelos dançarinos do Grupo Zorbás, com direito a show folclórico e de danças populares.  Além disso, ao adquirir o convite, poderá saborear mezedes como tzatzíki, skordaliá e homus, feitos pelos integrantes do grupo.
 
 
Bebidas
Vinho, cerveja, refrigerante e água serão vendidos a parte.

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Teatro "Dioniso" - A vida Indestrutível
Espetáculo de 90 min e Debate até 40 min
Dia 19/05/2018 - 19h00.
Classificação: 14 anos

Vendas antecipadas ou no local, sujeito à lotação.
Lotação: 50 pessoas

 
ENTRE EM CONTATO
FAZER INSCRIÇÃO
Dança - Oficina de Tsiftetéli - Também conhecida como dança do ventre
Profa. Cristina Antoniadis
R$ 50,00
Núcleo: Dança e Música
Dia 12/05/2018 - 15h00 às 17h00.
R$ 50,00
Cristina Antoniadis  é Professora, bailarina e pesquisadora de danças há mais de 20 anos.

De origem helênica e oriental, seu trabalho é voltado para a essência dessas danças mantendo as raízes e a cultura de seus ancestrais .

Participou e coordenou diversos grupos folclóricos, idealizou o Café Aman e estudou com artistas e bailarinos conceituados.

Além dos estudos contínuos em dança, estudou por dois anos “derbak” com Sami Bordokan e aprimora, continuamente, seus conhecimentos sobre leitura musical.

Valor: R$ 40,00 até o dia 02/05
          R$ 50,00 na porta

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Dioniso - A Vida Indestrutível - Cia Coexisir de Teatro apresenta
05 de maio, às 19h00 - Única apresentação
R$ 40,00
Núcleo: Mitologia
Dia 05/05/2018 - 19h00.
R$ 40,00
Dioniso - A vida indestrutível - Cia Coexistir de Teatro apresenta 

Apresentação Única, seguida de debate

05 de maio, às 19h00 - Única apresentação 

Dramaturgia e Direção de Patrícia Teixeira 

Duração de 90 minutos - Classificação 14 anos
Ingressos: R$ 40,00 / R$ 20,00


Núcleo: Mitologia
ENTRE EM CONTATO
O Clássico pela Cidade
De 14/04/2018 a 15/04/2018
Minicurso sobre a presença das formas clássicas na arquitetura paulistana 

Baixar Arquivo.
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Zeibékiko
Profs. Paulo e Selma Sertek
Dia 14/04/2018 - 15h00 às 17h00.
Uma dança onde o improviso tem asas 
ENTRE EM CONTATO
A História em Vasos
R$ 120,00
Núcleo: História
De 21/03/2018 a 11/04/2018 - 15h às 16h30.
R$ 120,00
Curso de introdução aos estudos da cerâmica grega. Quatro encontros, às quartas-feiras, das 15h às 16h30. Professor de História Antiga (UNIFESP), Gilberto da Silva Francisco apresenta neste curso uma série de análises sobre o riquıśsimo legado dos vasos gregos, uma das principais fontes arqueológicas para o estudo da Antiguidade.
Dirigido ao público em geral, o curso é todo baseado em estudos de casos. Por meio de imagens projetadas, o professor Gilberto expõe e discute a matéria em 6 núcleos temáticos:
 
Vasos em museus
Técnicas e estilos
Usos e funções
As figuras do mito
As figuras do cotidiano
As inscrições 

Março ‐ Dias 21 e 28
Abril ‐ Dias 04 e 11
Quartas‐feiras, 15h às 16:30h.
Valor total R$ 120,00


Núcleo: História
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças Gregas para Iniciantes
R$ 50,00
Núcleo: Dança e Música
Dia 03/03/2018 - 15h às 17h.
R$ 50,00
15h - Vagas limitadas! Inscreva-se com antecedência e ganhe desconto. Venha aprender as danças gregas tradiconais e populares e se divertir. Com Paulo Sertek e Selma Oliveira Sertek. 

03/03/2018 (sábado)
Horário 15h às 17h
Valor: R$ 40,00 (pagamento antecipado até 02/03)
           R$ 50,00 (na porta)

 Mais informações: telefones: (11) 3032-3939 (das 16h às 20h) ou (11) 97454-0369


Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Lançamento de livros
Dia 24/02/2018 - 19h às 22h.
As 19h, A Editora Hedra lança os livros Édipo Rei, de Sofocles e Fedro de Platão, com a presença dos tradutores Márcio M. Chaves Ferreira e Rogério G. de Campos. 
ENTRE EM CONTATO
Pausa nas atividades.
De 22/12/2017 a 21/01/2018
Arete – Centro de Estudos Helênicos pausa suas atividades de 22 de dezembro de 2017 a 21 de janeiro de 2018. Retomaremos as atividades no dia 22 de janeiro. Durante esse breve descanso, acompanhe os conteúdos de 2017 e as dicas de nossos cursos para 2018 no site www.arete.org.br, e nas nossas páginas no Facebooke Instagram.
Um abraço e boas festas!
Diretoria Executiva
ENTRE EM CONTATO
CANTANDO AFRODITE
Núcleo: Literatura
Dia 09/12/2017 - 15h30 ÀS 20h.
ANOTEM NA AGENDA às 16h, Arete e Odysseus convidam para o lançamento do livro “CANTANDO AFRODITE” . No próximo sábado, num encontro muito especial, será lançado o livro Cantando Afrodite – Quatro Poemas Helenos, com tradução, notas e ensaio hermenêutico do helenista Ordep Serra, editado pela Odysseus. O evento contará com a presença do autor e da harpista Silvia Ricardino.

Editado pela Odysseus este livro encerra magníficos poemas traduzidos diretamente do original grego pelo helenista Ordep Serra*: a deliciosa “Canção de Demódoco” (que consta do LIVRO VIII da Odisseia) e três belos hinos homéricos a Afrodite. A introdução trata da rica história desses poemas, da relação entre eles e da arte poética dos aedos chamados “homéridas”. Ao texto em grego e à tradução seguem-se comentários e notas explicativas de caráter hermenêutico e filológico. O livro traz ainda um ensaio sobre a deusa Afrodite, as origens do seu culto, os ritos e mitos que a celebravam e a fortuna de sua imagem na literatura grega, em especial na epopeia e na tragédia.
 
Programação:
15h30                  Recepção
16h                       Palestra do helenista Ordep Serra
16h45                  Sessão de autógrafos do livro “Cantando Afrodite”
18h                       Apresentação Silvia Ricardino – harpa
19h                       Apresentação das alunas de danças gregas com o Grupo Zorbas
 
 
ORDEP SERRA,  entre outros trabalhos, traduziu e comentou a tragédia sofocleana Rei Édipo, o Hino Homérico a Hermes, o Hino Homérico a Deméter e os Hinos Órficos, de que fez a primeira versão para a língua portuguesa. Traduziu, também, seis importantes livros de ensaios sobre as civilizações clássicas. Realizou pesquisas antropológicas na Área Indígena do Xingu, no Pará, em Minas Gerais, em Brasília e na Bahia. Dedica-se também à atividade literária. As quatro obras de ficção que publicou foram premiadas em concursos nacionais de literatura. Seu último livro de contos inaugurou, na categoria, o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. 
 

SILVIA RICARDINO - Pianista e Harpista graduou-se em São Paulo. Prosseguiu seus estudos de harpa em Paris, com a harpista e compositora francesa Annie Challan. Foi professora de História da Música e História da Arte (Faculdade de Música Carlos Gomes), professora de Harpa da Escola Municipal de Música e membro da orquestra Sinfônica Municipal, todas em São Paulo. É interprete de harpa de concerto, harpa celta e harpa medieval. Faz parte do Grupo ANIMA.
Silvia também é tradutora de grego moderno, em especial da obra do cretense Nikos Kazantzakis, de quem traduziu diretamente para o português O Capitão Mihalis e Vida e Proezas de Alexis Zorbás, ambos editados pela Grua Livros, São Paulo.

Núcleo: Literatura
GALERIA
Boas-vindas Ordep Ordep e Vicente Sampaio Sylvia Ricardino tocando Harpa Stelianos Tsirakis Consul Constantino e Aspazia Papazanakis Confraternização Grupo Zorbás Grupo Zorbás Platéia
ENTRE EM CONTATO
Areté - Dança com Zorbás
Dia 02/12/2017 - 18h às 22h.
02 de dezembro – 18h às 22h – O tradicional Bailão acontece no próximo sábado. 
Venham dançar conosco e participem do encontro festivo, no melhor estilo grego, com direito a danças, sabores e alegria.
Entrada Antecipada R$ 40,00
No dia R$ 50,00

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Hassápiko
Dia 16/09/2017 - 15h às 17h.
16/9 – 15h às 17h –Oficina de Hassápico.
As inscrições já estão abertas! Venham aprender a famosa dança de Zorbás, com os professores Paulo e Selma Sertek. Vagas limitadas
R$ 50,00
MAIS INFORMAÇÕES: SECRETARIA@ARETE.ORG.BR E NO SITE WWW.ARETE.ORG.BR .
RUA DOS MACUNIS 495


Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Vesperal Kazantzákis
Dia 02/09/2017 - 14H30 ÁS 20H.
 
Ciclo de palestras sobre a atualidade de Nikos Kazantzákis, 60 anos após sua morte.

A SIANK BRASIL – Seção de São Paulo e a Areté – Centro de Estudos Helênicos convidam para a Vesperal Kazantzákis, como parte das celebrações a serem realizadas no mundo inteiro em 2017 – proclamado pelo governo grego como Ano Kazantzákis, em homenagem ao grande escritor grego.

DIA: 2 DE SETEMBRO DE 2017
HORÁRIO: 14H30

PROGRAMAÇÃO
14:30 – Recepção
15:00/15:30 - Aspásia Papazanákis e "A transubstanciação em Nikos Kazantzákis"
15:30/16:00 - Carlos Eduardo de Magalhães e "O que é ser editor de Nikos Kazantzákis no Brasil" (Bate-papo). Editora Grua. www.grualivros.com.br
16:00/16:30 -Questões e Pausa para café.
16:30/17:00 - Marisa Donatiello e "A figura feminina em Nikos Kazantzákis"
17:00/17:30 - Silvia Ricardino e "Ilíadas e Odisseias kazantzákianas"
17:30/18:00 - Questões e Homenagem à fundadora da SIANK-Brasil, professora Ísis Borges Belchior da Fonseca (in memoriam).
18:00 –Gran finale com o Grupo Zorbás - a arte da dança grega, de Paulo e Selma Sertek. www.zorbas.com.br
Encerramento- Brinde de confraternização
 
Mais informações: secretaria@arete.com.br
siank.brasil@gmail.com/www.facebook.com/siankbrasil

DOAÇÃO SUGERIDA R$20,00
Contribua com a Areté 
Se você apoia nossa missão e quer colaborar para que possamos perseverar como instituição autossustentável, Se você apoia nossa missão e quer colaborar para que possamos perseverar como instituição autossustentável,
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças Cretenses
Dia 20/05/2017 - 15h às 17h.
Já estão abertas as inscrições!  Das 15h às 17h – Venha aprender, experimentar e se entusiamar com o ritmo das danças da Ilha de Creta. Sábado - Oficina de Danças Gregas Cretenses, com os prefessores Paulo e Selma Sertek
Valor R$ 50,00. Vagas limitadas

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Areté - Dança com Zorbás
Dia 13/05/2017 - 18h às 22h.
13/5 - 18h Venha dançar com o Grupo Zorbás de Danças Gregas e se
divertir. Um encontro grego com sabores, música e danças, das
18h às 22h. Entrada R$ 50,00 (compra antecipada R$40,00). Vagas limitadas


Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Cultos e Santuários na Grécia Antiga
Dia 18/12/2016 - 15h30 às 22h.
18/12 (domingo) - às 15h30.  A Areté - Centro de Estudos Helênicos, em parceria com o Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (MAE-LABECA / USP) convidam a todos para um encontro especial a ser realizado no próximo dia 18 de dezembro (domingo), a partir das 15h30. Esperamos contar com vocês para celebrarmos juntos a passagem de um ano cheio de realizações para mais um ano repleto de desafios. Confirmem presença através do nosso email: secretaria@arete.org.br

Programa
15:30 - Recepção
16:00 – Palestra: O santuário de Deméter e Core em Elêusis: o mito eleusino, o culto de mistérios e as fases construtivas do santuário, com Felipe Perissato (LABECAMAE/USP).
17:00 – Palestra: O culto de Zeus - suas funções sociais e sua expressão nos espaços sagrados da Grécia antiga, com Lilian de Angelo Laky (LABECA -MAE/USP).
18:00 – Palestra: Descobrindo e Redescobrindo o Passado: Arte e Arqueologia nas ilhas Cicládicas, com Erica Angliker  LABECA/Universidade de Zurique.
19:00- Confraternização

PALESTRAS E PALESTRANTES
O santuário de Deméter e Core em Elêusis: o mito eleusino, o culto de mistérios e as fases construtivas do santuário, com Felipe Perissato.

Os Mistérios Eleusinos foram um dos mais prestigiosos cultos pan-helênicos da Grécia Antiga. Localizado na Ática, o santuário de Elêusis abrigou o culto das deusas agrícolas Deméter e Core desde seguramente o Período Arcaico, atraindo para si peregrinos provenientes de todas pólis gregas. Nesse sentido, tanto o culto quanto o próprio santuário sofreram transformações no decorrer de seus desenvolvimentos históricos.
Dessa maneira, essa palestra tem como objetivo apresentar as principais questões a respeito da topografia do santuário e da organização do culto, articulando o material arqueológico e textual para a compreensão das diversas fases construtivas de Elêusis do Período Arcaico 


O culto de Zeus: suas funções sociais e sua expressão nos espaços sagrados da Grécia antiga, com Lilian de Angelo Laky
 
Nesta palestra apresentaremos alguns dos resultados obtidos durante a nossa pesquisa de doutorado acerca do culto a Zeus no mundo grego. A análise e a interpretação de dados levantados sobre todos os tipos de santuários de Zeus, datados entre a Idade do Bronze e a época clássica, possibilitaram-nos a percepção de como o culto dessa importante divindade grega se manifestou nas mais variadas paisagens e espaços (no alto de montanhas, em cavernas, em locais costeiros, dentro das cidades etc.), desempenhando destacada função social tanto na vida política quanto na afirmação de identidades locais e pan-helênicas.


Descobrindo e Redescobrindo o Passado: Arte e Arqueologia nas ilhas Cicládicas, Erica Angliker. 
 
Excetuando Delos, as demais ilhas cicládicas aparecem na literatura greco-romana como um lugar isolado, empobrecido e habitado por homens de caráter moral duvidoso. Tais concepções sobre as ilhas se perpetuaram ao longo dos séculos e estão entre as causas do pouco interesse dos eruditos pelo arquipélago. Esse quadro, todavia, tem mudado drasticamente nas últimas décadas devido a uma frutífera combinação entre achados arqueológicos e novos conceitos sobre a insularidade cicládica. Através da discussão desses dois últimos tópicos, mostraremos em nossa apresentação como as ilhas Cicládicas foram “redescobertas” e tiveram sua arte, arqueologia e historia revalorizadas. Particular atenção será dada a santuários recentemente descobertos nas ilhas de Despotiko, Siphnos, Naxos, Citinos e Andros.
 
 
Santuário de Apolo em Naxos
GALERIA
SANTUÁRIO DE ELÊUSIS TEMPLO DE ZEUS, OLÍMPIA. Erica Angliker Lilian Laky Felipe Perissato
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças para Iniciantes
R$ 50,00
Núcleo: Dança e Música
Dia 22/10/2016 - 15h às 17h.
R$ 50,00

15h ÀS 17h. Se você gosta de dançar, venha participar da oficina de nível básico para iniciantes, preparada especialmente para os que querem conhecer as danças gregas e se contagiar com o ritmo da música grega. Uma oportunidade para movimentar o corpo e alegrar o espírito!

As inscrições deverão ser realizadas com antecedência. Vagas limitadas

oficina para nível básico,
professores: Paulo e Selma Sertek
Dia: 22/10/2016
Horário: 15h às 17h
Investimento: R$ 50,00



Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Encontro com o cienasta Tassos Boulmetis
Dia 08/10/2016
8/10 - 11h - Não perca o encontro na Areté, no próximo sábado, com o premiado diretor do filme Tempero da Vida, que está no Brasil para a abertura da mostra de cinema grego. O cineasta abre a mostra no dia 6/10, às 20h, apresentando o filme inédito "Mythopathya".

Baixar Arquivo.
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças -Zeibekiko
R$ 50,00
Núcleo: Dança e Música
Dia 21/05/2016 - 15h às 17h.
R$ 50,00
15H. Uma dança onde o improviso tem asas...
Zeibékiko é uma das mais antigas tradições coreográficas da Ásia Menor. Era exclusiva dos homens, mas hoje em dia é dançado também por mulheres. É uma dança solo de pura inspiração, em que só importa a interioridade do dançarino. Começa com movimentos circulares lentos e pesados, que gradualmente vão se tornando mais complexos. Entre suas diversas expressões, o dançarino se curva até o chão para pegar com a boca uma taça de vinho ou levanta uma cadeira ou uma mesa, também com a boca, enquanto dança.As inscrições deverão ser realizadas com antecedência.

professores: Paulo e Selma Sertek
Dia: 21/05/16 (sábado)
Horário: 15h às 17h
Investimento: R$ 50,00



Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças para Iniciantes
R$ 50,00
Núcleo: Dança e Música
Dia 29/02/2016 - 19h30 às 21h30.
R$ 50,00

Se você gosta de dançar, venha participar da oficina de nível básico para iniciantes, preparada especialmente para os que querem conhecer as danças gregas e se contagiar com o ritmo da música grega. Uma oportunidade para movimentar o corpo e alegrar o espírito!

As inscrições deverão ser realizadas com antecedência.

oficina para nível básico,
professores: Paulo e Selma Sertek
Dia: 29/2/2016 (segunda-feira)
Horário: 19h30 às 21h30
Investimento: R$ 50,00

A partir dessa oficina, estarão abertas também as inscrições para a nova turmas de dança grega no curso regular de nível básico, todas às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30. Os participantes do curso receberão a apostila preparada especialmente para as aulas e terão acesso às músicas do repertório.
Mais informações secretaria@arete.com.br  



Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Anotem na Agenda
Núcleo: História
Dia 20/02/2016 - 10h às 13h.
Os seminários de História Bizantina, promovidos pelo Núcleo de História, começam a partir de 20 de fevereiro. Vejam o calendário no link http://www.arete.org.br/nucleo/historia  e participem!

Núcleo: História
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Sirtaki - Dedicada à dança de Zorba, o grego.
R$ 50,00
Núcleo: Dança e Música
De 26/01/2016 a 26/01/2016 - 19h30 às 21h30.
R$ 50,00

Alegre o corpo e o espírito ao som da contagiante música e danças gregas.Venha aprender a famosa dança do zorba,  preparada especialmente pelos professores Paulo e Selma. É necessário ter noções básicas de danças gregas.
Inscrições e informações: secretaria@arete.org.br 

Dia 26/01/2016
Horário 19h30 às 21h30
Investimento R$ 50,00




Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças para Iniciantes
R$ 50,00
Núcleo: Dança e Música
De 16/01/2016 a 16/01/2016 - 15h às 17h.
R$ 50,00
Se você gosta de dançar, venha participar da oficina de danças especialmente preparada para iniciantes. Uma oportunidade para movimentar o corpo e alegrar o espírito. As inscrições deverão ser realizadas com antecedência. Mais informações através do e-mail secretaria@arete.com.br ou do telefone 3032-3939 (das 16h às 20h).

OFICINA DE DANÇAS NIVEL BÁSICO
16 DE JANEIRO DE 2016
HORÁRIO 15H ÀS 17H
iNVESTIMENTO R$ 50,00

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças para Iniciantes
Dia 22/08/2015 - 15h .
 
Se você gosta de dançar, venha participar da oficina de nível básico para iniciantes, preparada especialmente para os que querem conhecer as danças gregas e se contagiar com o ritmo da música grega. Uma oportunidade para movimentar o corpo e alegrar o espírito!
As inscrições deverão ser realizadas com antecedência.
 
 
  Professores :Paulo e Selma Sertek.
Dia 22/08/2015 
Horário 15h às 17h
Investimento R$ 50,00

Estão abertas também as inscrições para turmas de dança grega no curso regular de nível intermediário, todas às terças, das 19h30 às 21h30.
 
Mais informações através do e-mail secretaria@arete.org.br ou pelos telefones: 3032-3939 
 
 


Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Cinema antigo grego com piano ao vivo
De 10/04/2015 a 23/04/2015
O espetáculo "Cinema antigo com piano ao vivo" com o renomado pianista Fabio Luz e direção de Jacob Moe será apresentado em diversas cidades brasileiras, em abril. A idéia de apresentar “As Aventuras de Villar” e “O Mágico de Atenas” - dois filmes gregos raramente vistos, produzidos nos anos 20 com música brasileira do mesmo período – obras para piano de Ernesto Nazareth e Heitor Villa-Lobos – surgiu da colaboração de Fabio Luz com Jacob Moe para o espetáculo de abertura do anual Syros International Film Festival. Como parte do programa do Paradise Festival que a Fundação Franz Liszt realizou em julho de 2014 em Siros, capital das ilhas Cíclades, o espetáculo – tal como Nazareth o fizera em seu tempo, no Cinema Odeon do Rio de Janeiro - teve lugar no magnífico Teatro Apolo com extraordinário sucesso.

“As Aventuras de Vilar” é o mais antigo longa metragem grego recuperado e restaurado pela cineteca de Atenas Greek Film Archive. Na verdade é o segundo ato de uma comédia de Joseph Hepp, com o ator cômico Sfakianos (Villar) que teve sua carreira iniciada na França.  

 “O Mágico de Atenas”, filme de Achiléas Madras, teve sua produção iniciada em 1922 e como primeiro título “A Jovem Cigana de Atenas”, que não chegou a ser completado. Seu roteiro em sua linguagem simples conta a história de um músico mágicode origens nobres (Mirka) que conquista as mulheres. Quando sua amada o deixa para ficar com um homem rico, ele fará de tudo para reavê-la. As legendas foram traduzidas por Jacob Moe diretamente do grego para o português. 
 
Calendário das apresentações - Abril de 2015
 
10 - Sorocaba – Sala Fundec 20h30
12 – Centro Cultural São Paulo Vergueiro 11h – 16h
15-16 - Rio de Janeiro – Cinema Estação Botafogo 21h
19 – Porto Alegre – Santander Cultural 20h30
23 - Tatuí – Teatro Procópio Ferreira 20h30

Fabio Luz é um dos pianistas brasileiros mais aclamados no exterior. Prêmio Internacional Debussy 1978 (França), Mestre em Música Francesa pela Universidade Musical Internacional de Paris, está radicado na Itália há mais de 30 anos onde foi diretor do Instituto Verdi de Asti, coordenador da Accademia Superiore di Penne (Pescara), docente dos Laboratori Musicali Internazionali Estivi al Castello di Cortanze.
Conta mais de mil apresentações entre recitais, atuações em música de câmera e como solista de prestigiosas orquestras. Professor do Festival del Golfo de San Marco di Castellabate, coordenador e professor do Paradise Festival em Siros – Grécia, é presidente da Fundação Franz Liszt com sede na França. Sua discografia completa encontra-se no site www.fabioluz.com

Jacob Moe, nascido em Nova York, é co-fundador e diretor executivo do festival de verão anual Syros International Film Festival que tem lugar na capital das ilhas Cíclades, na Grécia. O festival é curador da produção cinematográfica regional e valoriza as riquezas
arquitetônicas da ilha – estaleiros, docas, cinema ao ar livre e o célebre Teatro Apolo. Estudou Ciências Políticas e Cinema no Pomona College de Los Angeles, Califórnia, onde trabalhou inclusive com a Chain Camera Pictures na produção de documentários. Em 2011 realizou em Fortaleza estudos sobre desenvolvimento sustentável. Atualmente é produtor cinematográfico de documentários e tradutor de literatura grega em Atenas, onde reside, e também tradutor-intérprete do Museu de Fotografia de Tessaloniki.


Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças para Iniciantes
Dia 31/01/2015
Inicie o ano alegrando o corpo e o espírito, ao som da contagiante musica e danças gregas. Os professores Paulo e Selma Sertek estão preparando uma oficina de danças para iniciantes, a ser realizada no dia 31 de janeiro de 2015, das 14h às 16h. Os interessados poderão continuar o aprendizado, integrando o curso regular que acontece todas as terças-feiras - a partir do dia 3 de fevereiro - das 19h30 às 21h30. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail: secretaria@arete.com.br 

Oficina de Danças
Dia 31/01/ 2015
Horário: 14h às 16h
Investimento: R$ 50,00

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Encontro Especial
Núcleo: Literatura
De 06/12/2014 a 06/12/2014 - 16h às 21h.
 A programação tem sarau literário, danças gregas e a participação especial do músico e cantor Kostaki. Tudo isso, para celebrarmos com vocês o ano que está findando. Veja a programação.

PROGRAMAÇÃO
16h -      Recepção
16h30 – Sarau Literário.
17h30 – Apresentação dos alunos de danças gregas da Areté.
18h30 – O músico e cantor grego Kostaki, que há mais de 40 anos embala com seu som e canções gregas a trajetória da comunidade grega em São Paulo, relembrará suas mais queridas canções, encerrando o encontro. Ele será acompanhado pelo baterista Stavro e o contrabaixista Leo.
21h – encerramento. 

Núcleo: Literatura
ENTRE EM CONTATO
CICLO MITO E CONTEMPORANEIDADE
Abertura
Núcleo: Mitologia
Dia 18/10/2014 - 10 às 13h.
Os mitos , na antiguidade, tentavam responder perguntas fundamentais sobre questões de nossa existência. De onde viemos? Para onde vamos? Quais as paixões que movem as atitudes humanas? Essas intuições poéticas poderiam ainda hoje inspirar reflexões sobre nossas vidas, escolhas, desmedidas e destinos?
Para Campbell, a mitologia " é a música que dançamos mesmo quando não somos capazes de reconhecer a melodia" ( in: O Poder do Mito, p. XI)
Essas e outras questões estarão na pauta do Ciclo Mito e Contemporaneidade que prevê discussões periódicas sobre o tema. A programação de abertura, no próximo dia 18 de outubro terá quatro painéis. Esperamos vocês.
   
 
PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO DE ABERTURA
Dia 18/10/2014
Horário 10h às 13h
Painéis:
 
O poema da ira: guerra e paz entre deuses e homens, com Marcelo Consentino.
Três males fundamentais afligem a humanidade desde a sua origem. A guerra -- o conflito entre nações --, a opressão social -- o conflito entre classes sociais --, e a criminalidade -- o conflito entre indivíduos. Os três se refletem no poema da ira de Homero. Como?, por que?, e quais as possibilidades de reconciliação?
 
Quatro métopes, uma História?, com Stylianos Tsirakis.
As quatro métopes do Partenon mostram, cada uma delas, uma luta. A interpretação e o encadeamento dessas lutas podem revelar uma teoria da história.

Manifestação do apolíneo e do dionisíaco na obra de Nikos Kazantzakis, com Aspasia Papazanakis.  A obra literária Vida e Proezas de Alexis Zorbas oferece a possibilidade de uma reflexão sobre a dinâmica dos personagens sob a ótica do mito.
A psique e os deuses, com Ana Célia R. de Souza e Sylvia M.S. Baptista. Da perspectiva da psicologia analítica, a psique é constituída por padrões arquetípicos de comportamento, que podem ser expressos pelos mitos gregos. A idéia é exemplificar como os deuses nos regem na contemporaneidade".
 
 
 


Núcleo: Mitologia
ENTRE EM CONTATO
Oficina de Danças Cretenses
Dia 11/10/2014 - 14h às 16h.
DANÇAS GREGAS - OFICINA DE CRETA

Professores: Paulo e Selma Sertek
Dia 11/10/2014
Horário:14 às 16h
Investimento R$ 40,00


Se você gosta de dançar, venha participar da oficina do dia 11 de outubro e conhecer a força e o ritmo da danças cretenses.
Esta é uma oportunidade para o público que já tem conhecimento da dança grega, conhecer as coreografias das danças cretenses
 


Núcleo: Dança e Música
GALERIA
ENTRE EM CONTATO
Minicurso de Danças Gregas Tradicionais e Populares para Iniciantes
Dia 23/08/2014
Venha aprender a dançar com os professores Paulo e Selma Sertek, as danças populares e tradiconais gregas. Aproveite as oficinas para o nível básico. Anote na agenda e participe!  Dia: 23.08. 2014  Horário: 14h às 16h

Núcleo: Dança e Música
ENTRE EM CONTATO
Encontro com as deusas
Celebração do Dia Internacional da Mulher
De 08/03/2014 a 08/03/2014 - 16h.
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, programamos um encontro para conversar sobre o âmbito de cada deusa, os benefícios, perigos e as preces a cada deusa. O Encontro conta com a participação de Ana Célia Rodrigues, Sylvia M. Baptista e Vera Couto. Venha participar e ouvir as belas histórias das deusas gregas, que fazem parte de nosso imaginário e permeiam nossos anseios, fantasias, escolhas e sonhos. Quando nos aproximamos dessas narrativas podemos, poeticamente,  escutar os anseios da alma.

Data: 8 de Março de 2014
Horário: 16h às 18h
Doação sugerida: R$20,00
ENTRE EM CONTATO
Café Literário
Núcleo: Literatura
Dia 23/11/2013
O Capitão Mihális - Com Silvia Ricardino, tradutora do livro de Nikos Kazantzakis. Em parceria com o SIANK – Sociedade Internancional de Amigos de Nikos Kazantzakis convidamos a todos para conhecer a história do “Capitão Mihális”, escrito por Kazantzákis em 1950 e publicado em 1953. Um romance inspirado no pai do autor, homônimo do personagem-título, traduzido pela musicista Silvia Ricardino,membro da SIANK. Ambientado em Iráklio, em 1889, tem como pano de fundo uma revolução contra o dominador turco, contendo inúmeros episódios históricos e uma constelação de personagens fascinantes, reais e imaginários.
 
Silvia Ricardino, musicista de profissão, nasceu em São Paulo, onde realizou seus estudos de grego antigo e de grego moderno. Traduziu (juntamente com Marisa Ribeiro Donatiello) “Vida e Proezas de Aléxis Zorbás”, publicado pela Editora Grua em 2011. Traduziu ainda o recém-publicado “O Capitão Mihális”, pela mesma Editora Grua.
 
Entrada gratuita


Núcleo: Literatura
ENTRE EM CONTATO
Cartas Lacradas
Mistérios revelados e compartilhados pela autora, Dora Openheim.
Núcleo: Literatura
Dia 19/11/2013
Encontro com Dora Openheim, sobre “Cartas Lacradas”, que está entre os romances mais lidos, lançado este ano. A autora fala dos encontros e desencontros na pesquisa realizada e sobre como uma caixa de costura repleta de cartas e memórias, esquecida num esconderijo da Segunda Guerra Mundial em Salonica, chega a suas mãos, em 1970. Confirmar presença através do e-mail secretaria@arete.org.br

Entrada gratuita

 


Núcleo: Literatura
ENTRE EM CONTATO
Sympósion
Dia 05/10/2013 - 10:30 às 15:00.
O Encontro foi uma oportunidade de degustar aspectos da cultura helênica, através de painéis apresentados pelos grupos de estudos de Mitologia, História, Filosofia, Língua e Literatura, Música e Dança. Uma viagem no tempo, visitando Ilíada de Homero, Igreja de Santa Sofia no Império Bizantino, a envolvente música grega e suas danças, entre outros temas. O evento, que teve início às 10h30 e terminou às 15h, contou com os seguintes painéis: Núcleo de Língua e Literatura: “HISTÓRIA DA LÍNGUA GREGA” – Vladimir Baptista e “A OBRA DE NIKOS KAZANTZAKIS, Prosa Poética” – Tereza Jardini; Núcleo de História: “SANTA SOFIA – Arquitetura e Arte Bizantina” – Domingos K. Stavridis/Harry Christian; Núcleo de Mitologia: “À MERCÊ DAS MUSAS” – Stylianos Tsirakis / Vera Couto; Núcleo de Dança e Música: “GERANOS - A DANÇA DE TESEU” – Paulo Sertek.
 
ENTRE EM CONTATO
Encontro dos Núcleos
Dia 24/08/2013
Os Núcleos e os respectivos Grupos de Estudos da Areté se reuniram com o objetivo de trocar de informações sobre os trabalhos em andamento, além de compartilhar ideias, planos e projetos futuros. O encontro foi tão produtivo que os participantes resolveram realizar um encontro mensal, aberto ao público. Assim, no primeiro sábado de cada mês será realizado um Sympósiom, onde os participantes terão a oportunidade de degustar aspectos da cultura helênica, através de painéis apresentados pelos grupos de estudos de Mitologia, História, Filosofia, Língua e Literatura, Música e Dança.
ENTRE EM CONTATO
Exposição Fotográfica
Dia 06/08/2013
A exposição “Atenas Território Ocupado”, dos fotógrafos Marcelo Câmera e Paulo Viard, realizada na FNAC de Pinheiros, contou com o apoio cultural da Areté Centro de Estudos Helênicos, FNAC, VICE, Espaço Visual, Le Monde Diplomatique Brasil e Futuramedia. Durante a exposição, de 5 a 20 de agosto, foram realizadas uma série de Conversas Abertas, com a participação de diversos especialistas. A primeira, realizada no dia 6 de agosto, foi sobre a “A CRISE NA GRÉCIA”, com a participação de Nicolas Tingas, Francisco Petros e Jorge Kapotas. “OS MUROS DE ATENAS” (13/8), contou com João Brant, Gabriel Priolli, Bernardo Gutiérrez e Kriton Iliopoulos. Da Conversa “OCUPAÇÃO DAS RUAS – movimentos sociais e políticos na globalização” (20/08) participaram Reginaldo Nasser, José Arbex Jr, Igor Fuser e Demétrio Portugal. No final foi projetado o Documentário TEENAGE RIOT ATHENS (23 minutos), com direção de Alex Miller (Vice Magazine), Grécia-UK /2012. 
ENTRE EM CONTATO
Protomagiá
Em parceria com a Coletividade Helênica de São Paulo
Dia 01/05/2013
A Areté Centro de Estudos Helênicos e a Coletividade Helênica de São Paulo celebraram a "Protomagia" (1º de maio), uma das mais populares tradições gregas, com uma programação muito especial. Este ano, o 1º de maio coincidiu com a Semana Santa da Páscoa Ortodoxa, duas festas ligadas à Primavera (no hemisfério Norte) e ao sentido da renovação e do renascimento. A comemoração incluiu Oficinas de Pintura de Páscoa, com Marguerite Tuunelis e de Tsoureki (pão da Páscoa), com Kiki Petridis e Alexandra Matheopouloua, além de confecção de guirlandas de flores, música, dança e histórias. 
 
Para saber mais sobre a tradição da Protomagia e Páscoa veja os textos A Força da Natureza e Rituais de Renovação, de Vassiliki T.Constantinidou, com design de Iriny Kafiris.


Núcleo: Tradições e Culinária
GALERIA
ENTRE EM CONTATO
Nosso Encontro de Confraternização
Dia 08/12/2012
Chegamos ao final do ano, movidos pelo entusiasmo, alegria e presença de cada um de vocês, nossos parceiros, alunos e colaboradores da odisséia helênica empreendida em 2012. O evento contou com a apresentação dos músicos Ricardo Lopes e Sócrates Vlachopoulos (do GE de Prática de Música Grega), e dos alunos do curso de dança, sob coordenação de Paulo e Selma Sertek. Que possamos continuar compartilhando gratificantes viagens pelas realizações do espírito humano, a bordo da nau de Areté, e contar com todos vocês para os novos desafios do nascente 2013.
ENTRE EM CONTATO
Inauguração da Sede
Dia 21/04/2012
O espaço que abriga a ONG Areté – Centro de Estudos Helênicos foi inaugurado em abril, com a presença de mais de 120 convidados, entre eles, o Cônsul Geral da Grécia em São Paulo, Dimitrios Zevelakis e o presidente da Coletividade Helênica de São Paulo, Stavros Kyriopoulos. Um sarau mitológico, filosófico e literário coroou a celebração, que teve ainda apresentação dos músicos Gabriel Levy (acordeon), Mario Aphonso III (sopro) e Beto Angerosa (percusão).
ENTRE EM CONTATO

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil 05444-001

Tel: (11) 3032-3939 (Segunda a Sexta das 13:30h às 20:30h e Sábado das 09:00h às 14:00h)

E-mail: secretaria@arete.org.br | Whatsapp (11) 97113-0660