PROGRAMAÇÃO

Ainda não existem próximos eventos nesta area.
Ainda não existem próximos eventos nesta area.
Ainda não existem próximos eventos nesta area.
Ainda não existem próximos eventos nesta area.
Ainda não existem próximos eventos nesta area.
EVENTOS
CANTANDO AFRODITE
Dia 09/12/17 - 15h30 ÀS 20h.
ANOTEM NA AGENDA às 16h, Arete e Odysseus convidam para o lançamento do livro “CANTANDO AFRODITE” . No próximo sábado, num encontro muito especial, será lançado o livro Cantando Afrodite – Quatro Poemas Helenos, com tradução, notas e ensaio hermenêutico do helenista Ordep Serra, editado pela Odysseus. O evento contará com a presença do autor e da harpista Silvia Ricardino.

Editado pela Odysseus este livro encerra magníficos poemas traduzidos diretamente do original grego pelo helenista Ordep Serra*: a deliciosa “Canção de Demódoco” (que consta do LIVRO VIII da Odisseia) e três belos hinos homéricos a Afrodite. A introdução trata da rica história desses poemas, da relação entre eles e da arte poética dos aedos chamados “homéridas”. Ao texto em grego e à tradução seguem-se comentários e notas explicativas de caráter hermenêutico e filológico. O livro traz ainda um ensaio sobre a deusa Afrodite, as origens do seu culto, os ritos e mitos que a celebravam e a fortuna de sua imagem na literatura grega, em especial na epopeia e na tragédia.
 
Programação:
15h30                  Recepção
16h                       Palestra do helenista Ordep Serra
16h45                  Sessão de autógrafos do livro “Cantando Afrodite”
18h                       Apresentação Silvia Ricardino – harpa
19h                       Apresentação das alunas de danças gregas com o Grupo Zorbas
 
 
ORDEP SERRA,  entre outros trabalhos, traduziu e comentou a tragédia sofocleana Rei Édipo, o Hino Homérico a Hermes, o Hino Homérico a Deméter e os Hinos Órficos, de que fez a primeira versão para a língua portuguesa. Traduziu, também, seis importantes livros de ensaios sobre as civilizações clássicas. Realizou pesquisas antropológicas na Área Indígena do Xingu, no Pará, em Minas Gerais, em Brasília e na Bahia. Dedica-se também à atividade literária. As quatro obras de ficção que publicou foram premiadas em concursos nacionais de literatura. Seu último livro de contos inaugurou, na categoria, o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. 
 

SILVIA RICARDINO - Pianista e Harpista graduou-se em São Paulo. Prosseguiu seus estudos de harpa em Paris, com a harpista e compositora francesa Annie Challan. Foi professora de História da Música e História da Arte (Faculdade de Música Carlos Gomes), professora de Harpa da Escola Municipal de Música e membro da orquestra Sinfônica Municipal, todas em São Paulo. É interprete de harpa de concerto, harpa celta e harpa medieval. Faz parte do Grupo ANIMA.
Silvia também é tradutora de grego moderno, em especial da obra do cretense Nikos Kazantzakis, de quem traduziu diretamente para o português O Capitão Mihalis e Vida e Proezas de Alexis Zorbás, ambos editados pela Grua Livros, São Paulo.

Núcleo: Literatura e Idioma
ENTRE EM CONTATO

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos
Rua dos Macunis, 495 São Paulo - SP - Brasil 05444-001
Tel: (11) 3032-3939 | E-mail: secretaria@arete.org.br