LOGIN
ASSOCIE-SE!
Apoie nossa missão e colabore para que possamos perseverar como instituição autossustentável.

NÚCLEOS

Núcleo Música

Coordenador:

Nataly Janicelli - Bacharel em Letras (Português/Grego Antigo), violoncelista e mestranda em Letras Clássicas.

O núcleo de Música da Areté tem por objetivo divulgar e estudar os tratados de teoria musical grega produzidos na antiguidade. Sabe-se que a modernamente chamada “poesia grega” era, em sua maioria, acompanhada por música e dança. No entanto, é bastante difícil reconstruir as melodias gregas, especialmente aquelas do período arcaico e do clássico, dado que as fontes primárias são escassas. Porém, os tratados de harmonia – cerca de 13 escritos entre os séculos IV a.C. e IV d.C. – permitem que estudemos os componentes das melodias, como notas e escalas, e entendamos com maior profundidade como essas melodias eram compostas. Muitos deles, como os de Aristóxeno, Cláudio Ptolomeu e Aristides Quintiliano, tratam não só de harmonia, mas também de temas filosóficos, matemáticos e pedagógicos, motivo pelo qual uma abordagem interdisciplinar é requerida para seu estudo.  
 

GRUPOS DE ESTUDO

UMA FORMALIZAÇÃO DA ARTE:  a Sectio canonis de Euclides e sua tradição

Prof. Gustavo Barbosa

 

17 AGOSTO 2021  TERÇA  19h30 às 21h30

ONLINE via Zoom 

 

Nesta apresentação serão discutidas algumas características da Sectio canonis, o tratado musical euclidiano. Texto que propõe uma modelagem teórica para os sons, segundo a estrutura hipotético-dedutiva estabelecida na obra magna do mesmo autor, os Elementos. Para além do texto em si, interessa-nos também dialogar com sua tradição historiográfica.

Prof. Gustavo Barbosa

Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo, USP (2007), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2010) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2014).  

Estuda, principalmente, história e filosofia da matemática em período pré-euclidiano, platonismo, hermenêutica e epistemologia.

 

 

 

A FALA, O CANTO E O AFETO NA ORIGEM DA ÓPERA, 

Palestrante Marcus Held

 

18 NOVEMBRO 2020. QUARTA 19:00 às 21:30h ONLINE 

A música é a linguagem universal, dizem. Embora pertença ao senso-comum, esse dito tem seu fundamento: a música, de fato, comunica. Na Itália do século XVI, um dos maiores centros do pensamento renascentista, a busca pelo ideal da Antiguidade Clássica conquista seu apogeu na cidade de Florença. A (re)leitura do legado helênico, notadamente de Aristóteles e seus discípulos, impulsionou a investigação de uma expressão da arte dos sons que melhor represente a natureza humana. Nesta palestra, veremos, sob o ponto de vista histórico-filosófico, de que maneira a relação simbiótica entre a fala e o canto, vinculada ao mundo da dramatização, converte-se no pináculo da persuasão pelo sentimento: a ópera. 

Marcus Held é doutorando e Mestre em Música (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (2017). Realizou, pela primeira vez no Brasil e à língua portuguesa, a tradução (acrescida de comentários) da integral da obra tratadística do violinista, compositor e autor Francesco Geminiani (1687-1762). Bacharelou-se em Música (Habilitação em Instrumento: Violino) no FIAM-FAAM Centro Universitário em 2014 e especializou-se em Música Antiga (Violino Barroco) na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP-Tom Jobim), na Escola Municipal de Música de São Paulo (Fundação Theatro Municipal de São Paulo) e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC-Barcelona). mvheld@usp.br2020

 

Comentários e Perguntas 

 

2020


Atualmente, estamos lendo e discutindo o tratado “Os Elementos de Harmonia” de Aristóxeno de Tarento, um filósofo peripatético de ca. 360-300 a.C., cujos escritos, muito fragmentários, versam sobre teoria musical e rítmica e crítica literária.
O grupo de leitura é formado por classicistas, filósofos, músicos, matemáticos e interessados em geral.

Em 2019, fizemos, em parceria com o grupo de Matemática, nossa primeira palestra, intitulada “Harmonia e Matemática na Grécia Antiga”.

 

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil 05444-001

Tel: (11) 3032-3939 (Segunda a Sexta das 13:30h às 20:30h e Sábado das 09:00h às 14:00h)

E-mail: secretaria@arete.org.br | Whatsapp (11) 97113-0660