LOGIN
ASSOCIE-SE!
Apoie nossa missão e colabore para que possamos perseverar como instituição autossustentável.

NÚCLEOS

Núcleo Música

Coordenador:

Nataly Janicelli - Bacharel em Letras (Português/Grego Antigo), violoncelista e mestranda em Letras Clássicas.

O núcleo de Música da Areté tem por objetivo divulgar e estudar os tratados de teoria musical grega produzidos na antiguidade. Sabe-se que a modernamente chamada “poesia grega” era, em sua maioria, acompanhada por música e dança. No entanto, é bastante difícil reconstruir as melodias gregas, especialmente aquelas do período arcaico e do clássico, dado que as fontes primárias são escassas. Porém, os tratados de harmonia – cerca de 13 escritos entre os séculos IV a.C. e IV d.C. – permitem que estudemos os componentes das melodias, como notas e escalas, e entendamos com maior profundidade como essas melodias eram compostas. Muitos deles, como os de Aristóxeno, Cláudio Ptolomeu e Aristides Quintiliano, tratam não só de harmonia, mas também de temas filosóficos, matemáticos e pedagógicos, motivo pelo qual uma abordagem interdisciplinar é requerida para seu estudo.  
 

GRUPOS DE ESTUDO

A FALA, O CANTO E O AFETO NA ORIGEM DA ÓPERA, 

Palestrante Marcus Held

 

18 NOVEMBRO 2020. QUARTA 19:00 às 21:30h ONLINE 

A música é a linguagem universal, dizem. Embora pertença ao senso-comum, esse dito tem seu fundamento: a música, de fato, comunica. Na Itália do século XVI, um dos maiores centros do pensamento renascentista, a busca pelo ideal da Antiguidade Clássica conquista seu apogeu na cidade de Florença. A (re)leitura do legado helênico, notadamente de Aristóteles e seus discípulos, impulsionou a investigação de uma expressão da arte dos sons que melhor represente a natureza humana. Nesta palestra, veremos, sob o ponto de vista histórico-filosófico, de que maneira a relação simbiótica entre a fala e o canto, vinculada ao mundo da dramatização, converte-se no pináculo da persuasão pelo sentimento: a ópera. 

Marcus Held é doutorando e Mestre em Música (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (2017). Realizou, pela primeira vez no Brasil e à língua portuguesa, a tradução (acrescida de comentários) da integral da obra tratadística do violinista, compositor e autor Francesco Geminiani (1687-1762). Bacharelou-se em Música (Habilitação em Instrumento: Violino) no FIAM-FAAM Centro Universitário em 2014 e especializou-se em Música Antiga (Violino Barroco) na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP-Tom Jobim), na Escola Municipal de Música de São Paulo (Fundação Theatro Municipal de São Paulo) e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC-Barcelona). mvheld@usp.br2020

 

Comentários e Perguntas 

 

2020


Atualmente, estamos lendo e discutindo o tratado “Os Elementos de Harmonia” de Aristóxeno de Tarento, um filósofo peripatético de ca. 360-300 a.C., cujos escritos, muito fragmentários, versam sobre teoria musical e rítmica e crítica literária.
O grupo de leitura é formado por classicistas, filósofos, músicos, matemáticos e interessados em geral.

Em 2019, fizemos, em parceria com o grupo de Matemática, nossa primeira palestra, intitulada “Harmonia e Matemática na Grécia Antiga”.

 

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil 05444-001

Tel: (11) 3032-3939 (Segunda a Sexta das 13:30h às 20:30h e Sábado das 09:00h às 14:00h)

E-mail: secretaria@arete.org.br | Whatsapp (11) 97113-0660