LOGIN
ASSOCIE-SE!
Apoie nossa missão e colabore para que possamos perseverar como instituição autossustentável.

NÚCLEOS

Núcleo Matemática

Coordenadores:

 

Henrique Marins - Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, licenciado em Matemática pela FEG - UNESP, mestre em Matemática e doutor em Educação Matemática pelo IGCE - UNESP e mestre em Filosofia pela EFLCH - UNIFESP. Atuação na formação inicial e continuada de docentes de Matemática, com especial interesse em História e Filosofia da Matemática.

João Cortese - Professor no Instituto de Biociências da USP, no Ibmec-SP e na Faculdade Paulo VI. Bacharel em Ciências Moleculares (USP) e doutor em Filosofia pela USP e em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris 7. Atua nas áreas de história da matemática, filosofia da ciência e aspectos éticos da ciência e da tecnologia.


Tiago Tranjan - Professor do Departamento de Filosofia da EFLCH-Unifesp, bacharel em matemática pela USP, mestre e doutor em filosofia pela USP. Atua nas áreas de filosofia da ciência, filosofia da matemática, filosofia da linguagem e lógica.


 

 

GRUPOS DE ESTUDO

Grupo Gnómon LIVE

 

MEDIDA RELATIVA E MEDIDA ABSOLUTA”, DE OLIVIER REY

Grupo Gnómon

O grupo Gnómon - Núcleo de Matemáticas e Ciências, do Centro de Estudos Helênicos Areté apresenta uma tradução do artigo “Medida relativa e medida absoluta”, de Olivier Rey. Se os modelos da ciência moderna poderiam parecer, inclusive pela sua formulação, dotados de formas invariantes por escala dentro de um universo homogêneo, Rey mostra que a natureza, por outro lado, apresenta fenômenos relacionados a uma noção absoluta de medida, como já notado por Galileu. O grupo Gnómon promoverá uma discussão sobre os temas levantados por Rey em uma live no próximo dia 8 de julho, das 19h30 às 21h30, transmitido através do canal Youtube da Areté.

< https://www.youtube.com/channel/UCfu5D_1N-zJQxKx3-7ZfLPQ >.

 

O texto que servirá de base para a comunicação será publicado no clique aqui https://estadodaarte.estadao.com.br/ .

 

08 JULHO  QUARTA  2020

19:30h às 21:30h

 
https://youtu.be/ZrOcUISLDS4


 

Programa em desenvolvimento  2020


O grupo se dedica ao estudo da Matemática e das Ciências gregas. Neste momento, o grupo tem se dedicado em particular à pesquisa relacionada às obras de Arquimedes


 

HARMONIA E MATEMÁTICA NA GRÉCIA ANTIGA

Palestrante Nataly Ianicelli


O estudo da ciência da harmonia remonta aproximadamente ao século V a.C. e consiste em observar os elementos a partir dos quais uma melodia é construída e como eles se relacionam entre si. 

 

A harmonia possuía um papel fundamental no pensamento grego não somente no âmbito da música, mas também ao se pensar a matemática, a física, o movimento dos corpos celestes, a ética e a alma humana. 

 

Tendo isso em vista, o intuito desta palestra é oferecer um panorama a respeito da relação entre harmonia e matemática na Grécia, explorando, principalmente, os testemunhos acerca de Filolau, Árquitas e os harmonistas empiristas e os escritos de Aristóxeno, Ps. Euclides, Ptolomeu e Nicômaco, a fim de delinear o que ficou conhecido como o “estudo pitagórico” da música, isto é, a visão matemática acerca da música. 

 

Para tanto, observaremos de que modo esses autores realizaram o estudo teórico dos intervalos, das escalas, dos instrumentos musicais e do monocórdio.


 

06 ABRIL  SÁBADO  2019

15h às 17h


Nataly Ianicelli - Pós- Graduação em Letras Clássicas USP







 


 

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil 05444-001

Tel: (11) 3032-3939 (Segunda a Sexta das 13:30h às 20:30h e Sábado das 09:00h às 14:00h)

E-mail: secretaria@arete.org.br | Whatsapp (11) 97113-0660