LOGIN
ASSOCIE-SE!
Apoie nossa missão e colabore para que possamos perseverar como instituição autossustentável.

CURSOS

Literatura e Idioma
Fale Grego e Latim e Leia os Clássicos! Cursos Online de Grego Antigo e Latim como Línguas Vivas

De 04/06/2020 a 02/07/2020
R$ 400,00
Fale Grego e Latim e Leia os Clássicos!
 
Cursos Online de Grego Antigo e Latim como Línguas Vivas
 
(Prof. Pedro Tozzi e Centro Areté)
 
Costuma-se tachar o grego antigo e o latim de “línguas mortas”, pelo fato de que tais idiomas não seriam mais falados por uma comunidade linguística. Tal ponto de vista é discutível.
 
Primeiro, porque o grego antigo e o latim não só vivem em inúmeras palavras das línguas modernas, como também estão imortalizados em suas respectivas literaturas, pilares da matriz cultural ocidental.
 
Segundo, porque cada vez mais cresce a comunidade de falantes de ambos os idiomas! No caso do grego antigo, tal ressurgimento se deve principalmente aos esforços de duas escolas: a Academia Vivarium Novum (Itália) e o Instituto Pólis (Jerusalém). Já no caso do latim, é diferente, pois a língua jamais deixou de ser falada no Vaticano. No entanto, hoje a comunidade de falantes do latim vai bem além e cresce no mundo inteiro (novamente, graças à Academia Vivarium Novum).
 
Fiel à sua missão de cultivo da culturas grega e clássica, a Areté oferecerá nos meses de junho e julho de 2020 cursos de grego antigo e latim como línguas vivas, que serão ministrados pelo professor Pedro Tozzi, estudante de línguas clássicas na Columbia University e ex-aluno da Academia Vivarium Novum.
 
Se você está interessado, não hesite! Entre em contato conosco!
 
O método natural de ensino
 
A abordagem das línguas antigas como línguas vivas tem como seu principal mentor o dinamarquês Hans Ørberg, que desenvolveu, a partir de meados da década de 1950, o chamado “método natural”.
 
Omaterial pedagógico desenvolvido por Ørberg para o aprendizado do latim, chamado Lingua Latina per se Illustrata, comprovou-se ao longo do tempo de eficiência inegável e espalhou falantes de latim pelo mundo todo. No começo, o método se utiliza de textos com frases simples, como Roma in Italia est (Roma está na Itália). O significado das palavras é fácil de ser intuído pelo aprendiz por meio imagens ilustrativas, e a gramática é espontaneamente assimilada por meio de associação de ideias e exercícios. Gradualmente, frases e conceitos gramaticais mais complexos são apresentados. Isso elimina a necessidade de traduzir o idioma antigo para uma língua moderna e permite que ele seja aprendido do mesmo jeito que aprendemos as línguas maternas.
 
Como disse Santo Agostinho em suas Confissões (I, 14), uma criança aprende a falar no convívio amistoso com o outros, “inter blandimenta nutricum et ioca arridentium et laetitias alludentium”(entre os carinhos de quem alimenta, os gracejos de quem sorri e as alegrias de quem brinca).
 
O grande sucesso de Lingua Latina motivou alguns helenistas a elaborar mais recentemente, sob os mesmos princípios pedagógicos, um excelente material para aprendizado do grego antigo como língua falada, chamado Athenaze (Ἀθήναζε).
 
Aprendendo com canções e fábulas
 
Eisumacaracterística importante do método natural aplicado ao grego antigo e ao latim: desde cedo os alunos encenam trechos de fábulas tradicionais e cantam pequenos poemas clássicos em melodias adaptadas. Essa prática não apenas faz o aprendiz memorizar conhecimentos linguísticos de modo divertido, como também o instrui sobre a mitologia, a história, e a filosofia expressas nos dois idiomas.
 
O erro de não errar
 
Quandoaprendemos latim com Lingua Latina egrego antigo com Athenaze, a chave para o sucesso é o erro. Na infância somos livres para errar e para aprender com os erros. Mas vem a vida adulta, que, intimidatória, nos proíbe de errar, colocando-nos muitos entraves ao aprendizado. Eis a principal razão por que a criança aprende fácil e o adulto, não. Durante as aulas, portanto, é importante sempre falar no idioma da lição, mesmo que não se saiba se o que se diz está correto. Com o método natural, o saber linguístico vem naturalmente: tal como como a mãe vê o filho crescido e falante, nós em pouco tempo nos percebemos falando latim e grego antigo.
 
A meta: os clássicos
 
Evidentemente, os cursos de grego antigo e latim como línguas faladas não visam seu uso no mundo cotidiano. A prática da conversação é uma excelente ferramenta didática, uma competência cuja aquisição é utilíssima, mas o objetivo último dos cursos pelo método natural é facilitar o acesso aos textos clássicos, é desenvolver com maior rapidez e eficiência a capacidade de ler bem os originais.
 
O professor Pedro Tozzi
 
“Sou aluno de Letras Clássicas e Educação na Columbia University (Nova Iorque - EUA), bem como ex-aluno da Academia Vivarium Novum (Roma - Itália), onde aprendi a falar latim e grego antigo estudando pelo método natural de ensino. Também sou ator, tendo participado de 4 peças clássicas produzidas em idioma original, como ΒάτραχοιἈριστοφάνου(As Rãs de Aristófanes) e Troades Senecae (As Troianas de Seneca). Espero poder compartilhar minha paixão pelo estudo da antiguidade com vocês. Tendo aprendido pelo método tradicional em Columbia, frustrei-me um pouco ao perceber que, depois de três anos, ainda não podia entender um texto simples em latim, lingua mãe da portuguesa. Claro, muito menos um texto em grego antigo! Mas reconquistei meu interesse ao estudar na Academia Vivarium Novum, na qual depois de quatro meses já podia compreender o sentido de um diálogo de Platão, de um poema de Catulo e até da épica de Hesíodo. Se você, como eu, se interessa pela cultura clássica e quer conhecê-la de perto, adquirindo natural intimidade com o grego antigo e o latim, eu teria muito prazer em iniciá-lo nesta jornada!”
 
Cursos Online de Grego Antigo e Latim como Línguas Vivas
 
INFORMAÇÕES GERAIS
Areté — Centro de Cultura Helênica
  • Centro Areté de Cultura Helênica, Rua dos Macunis, 495 São Paulo - SP - Brasil 05444-001; Tel: (11) 3032-3939; email: secretaria@arete.org.br
  • Inscrições: sampaio.vicente@gmail.com.br
 
Inscrição
 
  • Os interessados devem enviar um email para sampaio.vicente@gmail.com, para receber a ficha de inscrição.
  • Mais informações sobre o curso devem ser solicitadas junto ao mesmo email.
 
Carga horária:
 
  • 2hrs (latim) 2hrs (grego) / dia
  • 5 vezes / semana
  • 40hrs (latim) 40hrs (grego) / curso completo
 
Material (livros que servem de método)
  • GREGO: Αthenaze (e materiais adicionais disponibilizados pelo professor).
  • LATIM: Familia Romana (e materiais adicionais disponibilizados pelo professor).
Número de alunos
  • As turmas devem ter sempre um máximo de 20 e um mínimo de 6 alunos.
  • O depósito anterior de 25% do valor do curso garante a vaga. Caso haja desistência posterior, o aluno receberá como reembolso 50% do valor depositado.
Dinâmica
  • Atividades propostas pelo métodos.
  • Conversação apenas em grego antigo ou em latim, de acordo com o curso (no caso do grego, por vezes as  explicações gramáticas serão em português).
  • Encenação de passagens dos métodos, bem como canto de poemas clássicos.
Público
  • São aceitos alunos com ou sem qualquer experiência prévia no aprendizado do grego antigo e do latim. A diferença de conhecimentos entre os alunos NÃO é um elemento perturbador, pois o que se desenvolve no método natural é primordialmente a capacidade FALAR nas línguas clássicas sem a necessidade de prévios conhecimentos gramaticais. Desse modo, em razão de sua abordagem alternativa, os cursos são proveitosos mesmo para professores da área interessados em adquirir essa nova competência. Os cursos de nível 1 não têm pré-requisitos. O curso de Grego 2 exige o nível 1. O Latim 2 aceita alunos que não fizeram o nível 1.
 
GREGO: INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Conteúdo de Grego 1:Capítulos 1 -11 de Athenaze 1
  • Alfabeto e pronúncia (restituída e bizantina)
  • Verbos em -ω, -έω, -άωno tempo presente, imperfeito
  • Primeiro e segundo aoristos
  • Imperativo e particípios nas vozes ativa, médio-passiva (presente) e média (aoristo).
  • Paradigmas de primeira, segunda, e terceira declinações.
  • Pronomes
  • Preposições
  • Comparativos regulares
  • Terminando o curso, o aluno terá uma média de 600 palavras-base na memória (além de conhecer variações temáticas, conjugações, declinações)
  • Leitura de versões adaptadas ou anotadas de textos antigos nos âmbitos da poesia, mitologia, história, filosofia e religião. Exemplos de autores trabalhados: Safo, Alceu, Simônides, Anacreonte; Heródoto; pré-socráticos; evangelistas.
Conteúdo de Grego 2:Capítulos 12 - 16 de Athenaze 1
  • Verbos em -όω
  • Terceiro aoristo
  • Paradigmas de primeira, segunda, e terceira declinações
  • Comparativos irregulares
  • Pronomes
  • Preposições
  • Comparativos irregulares
  • Numerais
  • Terminando o curso, o aluno terá uma média de 1000 palavras-base na memória (além de conhecer variações temáticas, conjugações, declinações)
  • Leitura de versões adaptadas ou anotadas de textos antigos nos âmbitos da poesia, mitologia, história, filosofia e religião. Exemplos de autores trabalhados: Platão, Aristóteles, Aristófanes, Homero e Hesíodo.
Investimento
  • GREGO 1:  R$ 400,00 / curso completo (= R$ 10,00 / 60 minutos de aula).
  • GREGO 2: R$ 400,00 / curso completo (= R$ 10,00 / 60 minutos de aula).
 
Horários
 
  • GREGO 1               2f a 6f (09:00 - 11:00) entre 04 de junhio  e 2 de julho
  • GREGO 2               Datas e horários à definir com a turma de Grego 1.
 
LATIM: INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Conteúdo de Latim I: Capítulos 1 -17 de Familia Romana
 
  • Pronúncia restituída e eclesiástica
  • As cinco declinações
  • Preposições
  • Pronome relativo
  • Comparativos e superlativos
  • Particípio presente
  • As quatro conjugações verbais no presente da voz ativa e passiva, no indicativo e no subjuntivo
  • Terminado o curso, o aluno terá uma média de 1000 palavras-base na memória
  • Leitura de versões adaptadas ou anotadas de textos antigos nos âmbitos da poesia, mitologia, história, filosofia e religião. Exemplos de autores trabalhados: Catulo, Ovídio, Marcial, Horácio; César, Salústio, Cícero; Lucrécio, Santo Agostinho, São Jerônimo.
Conteúdo de Latim II: Capítulos 18 -34 de Familia Romana
 
  • Advérbios
  • Tempo futuro, imperfeito, praetérito, mais que perfeito, e futuro perfeito
  • Supino
  • Particípios e infinitivos
  • Verbos deponentes
  • Gerúndio e gerundivo
  • Modo subjuntivo
  • Ut, ne no modo subjuntivo
  • Escansão e metro clássico
  • Terminado o curso, o aluno terá uma média de 2000 palavras-base na memória
  • Leitura de versões adaptadas ou anotadas de textos antigos nos âmbitos da poesia, mitologia, história, filosofia e religião. Exemplos de autores trabalhados: Catulo, Ovídio, Marcial, Horácio; César, Salústio, Cícero; Lucrécio, Santo Agostinho, São Jerônimo.
Investimento
  • LATIM 1: R$ 400,00 / curso completo (= R$ 10,00 / 60 minutos de aula).
  • LATIM 2: R$ 400,00 / curso completo (= R$ 10,00 / 60 minutos de aula).
 
Horário
 
  • LATIM 1:               2f a 6f (19:30 – 21:30) entre 04 de junho e 2 de julho
  • LATIM 2:               Horário a ser definido com a turma de Latim I           


Núcleo: Literatura e Idioma
ENTRE EM CONTATO

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil 05444-001

Tel: (11) 3032-3939 (Segunda a Sexta das 13:30h às 20:30h e Sábado das 09:00h às 14:00h)

E-mail: secretaria@arete.org.br | Whatsapp (11) 97113-0660